TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE VISITA TÉCNICA A UTG PARNAÍBA

Por:   •  9/7/2019  •  Artigo  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS CAXIAS

TURMA: INFOR3 / PROFESSOR: ACIEL TAVARES

RELATORIO DE VISITA TÉCNICA A UTG PARNAÍBA

()

CAXIAS-MA

16/11/2018

Sumário

A VISITA        3

GEOGRAFIA DO MARANHÃO        5


A VISITA

        No dia 31 de outubro de 2018, estava marcada uma visita técnica conosco rumo a Unidade de Tratamento de Gás Parnaíba localizada na cidade de Santo Antônio dos Lopes no centro do Maranhão, município pequeno que teve seu ápice econômico com a instalação do complexo termelétrico e unidade de tratamento de gás da ENEVA (empresa que gerencia e organiza o complexo).

        Com o intuito de promover uma visão mais ampliada de como funciona um parque industrial e todas as atividades e divisão das mesmas, além de em visita aprofundar o conhecimento relativo à geografia do Maranhão propiciando um novo horizonte relativo a clima, hidrografia, relevo, economia e vegetação maranhense.

        Partindo de Caxias às 07:00h tínhamos o intuito de chegar ao município sede da estação as 10:00h.

        Ao chegarmos fomos recepcionados e instruídos a utilizar uma camisa de manga comprida, atendendo assim a uma das normas internas de segurança, nos puseram um crachá de identificação magnético, para dar-nos acesso à empresa, deslocando-nos até o ônibus preparado para realizar o trajeto pré-definido por eles.

        Chegamos a um auditório em que fomos apresentados aos responsáveis pelas atividades industriais do local e alguns técnicos que nos acompanhariam no decorrer da visita, nos informamos sobre a proporção do parque industrial em que estávamos pisando, sendo este um dos maiores complexos de geração de energia a gás natural da América Latina, com 1,4 GW de capacidade instalada.

[pic 2]

        Fomos instruídos do uso dos EPI’s necessários para a entrada em algumas áreas, os cuidados que devíamos tomar com os equipamentos e os procedimentos que seriam tomados em caso de algum imprevisto; toda esta palestra foi ministrada em slides por um técnico em segurança no trabalho.

        Foi então repassada uma explicação superficial de como funcionava, tanto o bloco de geração de energia termoelétrica, quanto no bloco de tratamento de gás.

        Fomos então deslocados até o ônibus para analisarmos a usina termoelétrica, observamos as turbinas, o cuidado que eles possuem com a interferência da construção no tráfego aéreo, e a subestação que é usada para a distribuição da energia gerada.

        Então partimos em direção a UTG onde fomos catalogados em uma espécie de frequência para evitar que alguém entre na unidade, não volte e ninguém sinta falta dela. Após isto fomos divididos em grupos para colocarmos os EPI’s (capacete, protetores intra-articulares, óculos de proteção, e colete). Para analisarmos o tratamento do gás antes da sua ida para a termoelétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (233.9 Kb)   docx (594.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com