TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: PONTO DE MUTAÇÃO

Por:   •  10/6/2019  •  Resenha  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÀ- UNIFAP

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS

PROF. JONAS PASTANA

ABRIL. 2019

Alunos: ERIK MATHEUS SALDANHA SANTANA – GEOGRAFIA 2019.1

RESENHA CRÍTICA: PONTO DE MUTÃO.

CAPRA, Fritjof . PONTO DE MUTAÇÃO.1982.

IDEIA CENTRAL.

Em ponto de mutação, do autor Fritjof Capra, que e físico teórico, nos traz uma obra de reflexão sobre a existência e o funcionamento do mundo contemporâneo, baseada no pensamento Cartesiano e Newtoniano. Seu o objetivo central são de esclarecer o que equaciono diversas das crises no mundo com um olhar critico faz uma aguda critica ao pensamento dos métodos cartesiano e newtoniano e propor uma solução para a situação do mundo atual e autor apresenta explicações bem fundamentadas sobres os métodos e os diversos campo da ciência

SOBRE O MÉTODO.

Do ponto de vista teórico-metodológico, a obra realça uma perspectiva baseada no método sistêmico holístico. Pois coloca o todo como intrínseco, indissolúvel, o estudo em partes não permite compreender o funcionamento do mundo como um todo e as comparações são feitas em vários campos como o da cultura ocidental atual, biologia,  psicologia e na medicina.

ARGUMENTAÇÕES DO AUTOR.

As argumentações do autor estão estabelecidas a partir da ideia que o conceito da fragmentação do conhecimento, esta obsoleto. Pois era baseado método cartesiano. E durante esse tempo onde se acreditava que esse era a foram correta de aprendizagem a ciência acabou chegando a um ponto onde o conhecimento se estagnou.

*Crises e Transformações

* A Inversão da Situação

- O autor faz referência à crise mundial do século XX, que não afetava a sociedade economicamente, mas também no campo da saúde, modo de vida, a qualidade do meio ambiente e das relações sociais, tecnológica e politica. E o próprio autor caracterizar essa crise com “crise de dimensões intelectuais morais e espirituais” e como essa crises nos coloca de frente com a real ameaça de extinção da raça humana.

- O autor também aporta à corrida armamentista e como existem dezenas milhares de armas nucleares estocadas pelo mundo que são mais do que o suficiente para destruir o planeta terra mais de uma vez.

- E como são grandes os custos com armas militares, porem pouco desses valores exorbitantes é gasto emproo da saúde da sociedade que carece.  

- Em meio a tanta crise e descuido com a saúde o aspecto psicológicos também foi colocado em evidencia, como a depressão, esquizofrenia e outros distúrbios, aumento do alcoolismo e do consumo de drogas. O crescente numero de crimes violentos e  de suicídios de jovens foi tão elevado que foi classificado como uma epidemia.

- Grandes mudanças no futuro que estão presta a acontecer na mais nova civilização, como o fim do patriarcado, escarces de combustível fóssil e seus impactos sobram à vida da sociedade e as mudanças de paradigmas que são as mudanças de valores pré-estabelecidos pela sociedade.

-O livro se utiliza da filosofia chinesa para explicar seus argumentos. Tento como o maior deles a usabilidade dos ternos Yin e o Yang, termologias que serão ousadas nos capítulos a diante.

-- O Yin representa a mulher, receptiva, intuitivo, cooperativa, e o Yang, o homem, agressivo, competitivo e racional.

-E apresentado perante o leito os pensamentos de Descarte e a sua divisão entre mente e corpo. E seu método de divisão do conhecimento.

.-O livro faz uma analise sobre o Yin e o Yang. Onde o Yin tem consciência do meio ambiente podendo ser chamada de eco-açao, e o Yang está consciente do eu então seria ego-ação.

- E nos mostrado os valores e atitudes do Yang durante o ardo tempo que se auto sobrepôs no topo, e o Yin que era visto como inferior e submisso.  

-E momentaneamente o mundo passara por uma grade mudança. O Yang, o homem, o agressivo, invertera de papel com o Yin. Pois o livro nos expõe, com baseado texto chinês "O yang, tendo atingido seu clímax, retira-se em favor do yin.”

* Os Dois Paradigmas

* Maquina do Mundo Newtoniano

-no segundo capitulo e onde e nos apresentado os o método newtoniano.

- Antes de 1500, a visão do mundo dominante, assim como a maioria a das civilizações era orgânica. As pessoas viviam em sociedade pequena e coesa

-A estrutura cientifica desse mundo orgânico se sustentava na em duas entidades: Aristóteles e a igreja

-Porém nos séculos XVI e XVII, a noção de um mundo orgânico começou a muda drasticamente para uma visão onde o mundo fosse um maquina. E essas mudanças se deve a evolução da física e astronomia por Copérnico, Galileu e Newton.

- No século XVII acontece Revolução Cientifica onde a ciência começou a basear-se num novo método de investigação, defendido por Francis Bacon, o qual envolvia a descrição matemática da natureza e o método do analítico de raciocínio concebido pelo Descartes.

- Galileu foi o primeiro a combinar a experimentação científica com o uso da linguagem matemática para formular as leis da natureza por ele descobertas, e por esse feio e considerado o pai da ciência moderna.

-O Autor retomar a falar do filosofo Rene Descarte, e apresenta crença na certeza do conhecimento cientifico para o método cartesiano.

- Consiste no método cartesiano, que duvida-se de cada ideia que pode ser duvidada, e assim decompor o pensamento,  e dispô-las em sua ordem lógica. O método de Descarte e analítico.

- Descartes baseou toda a sua conceito da natureza na divisão fundamental entre dois domínios separados e independentes: o da mente, ou res cogitans, a “coisa pensante”, e o da matéria, ou res extensa, a ”coisa extensa”.

-Então feio Issa Newton que completou revolução cientifica que realizou uma grande síntese das obras de Copérnico e Kepler, Bacon, Galileu e Descarte.

-Newton criou o calculo diferencial, para descrevendo o movimento do corpo solido, que e um método que ultrapassou a as técnicas matemáticas de Galileu e Descartes. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com