TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Região norte

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Engenharia civil: mercado de trabalho na regiao norte do Brasil

A regiao norte é a que menos forma engenheiros no Brasil, mas este indice vem crescendo, um exemplo são os estados de Rondônia e Amapá, que no ano 2000 não tinham concluintes em engenharia, provavelmente por causa da falta de cursos; em 2011, no estado de Rondônia formaram 64 e o Amapá com 62 concluintes em engenharia para cada 10000 habitantes. Entretanto, este é um resultado ínfimo com relação aos outros estados, sendo a região Norte aquela que possui a menor estrutura de formação em engenharia, com exceção ficando por conta do estado do Pará. Informaçoes com base na pesquisa do inep, Censo do Ensino Superior.

Estudo feito pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti-AM) concluiu que, no Amazonas, 19,8% dos engenheiros recebem remuneração superior a 20 salários mínimos e 80,9% ganham acima de sete salários.

A análise apurou também que a região Norte possui mais engenheiros com doutorado (2,7%), mais que a média brasileira, que é de 2,2%.

Na região Norte, 32,2% dos engenheiros ocupados em 2011 estava na faixa etária entre 30 e 39 anos, seguido por 26,1% dos engenheiros entre 50 e 64 anos e 21,1% entre 40 e 49 anos, Amapá (39,8%), Roraima (31,4%), Acre (27,6%) e Rondônia (26,2%) apresentam a maior proporção de engenheiros acima dos 50 anos.

A maior concentração de engenheiros no Amazonas (81%) está em estabelecimentos de médio e grande porte.

fonte: ( )

Entre projetos já em andamento e ainda não iniciados, o Brasil detém 14 das 50 maiores obras de infraestrutura do mundo.  Um exemplo clássico é a usina de Belo Monte, no rio Xingu, dentro do território do estado do Pará. Iniciada em 2011, a obra já sofreu 11 interrupções, seja por liminares que paralisam seu andamento, seja por manifestações de movimentos sociais, indígenas e moradores locais ou por invasões dos canteiros de obras. Belo Monte é também o maior empreendimento em construção no Brasil. Orçada em R$ 26 bilhões, a hidrelétrica envolve 22 mil operários e irá consumir 3,7 milhões de m³ de concreto até ser concluída.

A usina, e outras obras, fazem da região norte do país a que mais concentra megaconstruções. Os estados de Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia englobam os seguintes projetos, além de Belo Monte: hidrelétricas Teles Pires (na divisa entre Pará e Mato Grosso), Santo Antônio (Rondônia), Jirau (Rondônia), São Luiz de Tapajós (Pará), Linhão Manaus-Tucuruí-Amapá (entre Amazonas e Amapá), Gasoduto Urucu-Coari-Manaus (Amazonas) e Arena Amazônia (Amazonas).

fonte: (http://www.cimentoitambe.com.br/das-50-maiores-obras-no-mundo-14-estao-no-brasil/)

Há tambem projetos menores sendo feitos nesta regiao, como projetos de shoppings, indústrias, grandes edifícios...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com