TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio

Por:   •  18/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 6

ESTÁGIO

SUPERVISIONADO III

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

CONSÓCIO CEDERJ / CECIERJ

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – LICENCIATURAS

COORDENADORA: ADRIANA CARVALHO SILVA

TUTOR A DISTÂNCIA: THIAGO MONTEIRO

CURSO: GEOGRAFIA

ALUNO (a): ANDRELINA SALES DA SILVA

MATRICULA: 13212140148

PÓLO: BARRA DO PIRAÍ

PERÍODO DE ESTÁGIO: 29/08/2016 a 11/11/2016

RELATÓRIO

FINAL

Introdução

   O presente relatório tem por finalidade relatar o estágio que realizei no CIEP 291 – Dom Martinho Shulud, situado no endereço: Rua Benedito Honorato, nº147 – Centro – Pinheiral - RJ, compreendido no período de 28 de agosto a 11 de novembro de 2016, totalizando 60 horas de estágio. O Estágio Supervisionado III possibilitou-me conhecer a escola e suas atividades executadas durante o período de estágio.

   O colégio atende a modalidade de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.  A educação escolar é composta por dois níveis: Educação Básica e Educação Superior, conforme a Lei nº 9.394/96, art. 21

Etapas da Educação Básica:

A Educação Infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus diferentes aspectos (Lei nº 9394/96, art. 29). Destina-se às crianças de zero a seis anos e é ofertada em creches "para crianças de até três anos de idade e em pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade" (Lei nº 9394/96, art. 30).

O Ensino Fundamental constitui a segunda etapa da Educação Básica, com matrícula obrigatória para crianças a partir dos seis anos de idade e com duração de nove anos de escolaridade, gratuito na escola pública (Lei nº 9394/96, art. 6, 32).

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica com duração mínima de três anos e tem como função específica propiciar aos alunos as competências necessárias para prática social vinculadas ao mundo do trabalho (Lei nº 9394/96, art. 35). http://www.sed.sc.gov.br/educadores/etapas/infantil?start=2

As modalidades da Educação Básica:

  • Educação de Jovens e Adultos – destinada aos àqueles que não tiveram oportunidade de continuar seus estudos no Ensino Fundamental e Ensino Médio na idade própria, de acordo com a Lei nº 9.394/96, art. 37.

  • Educação Profissional – destinada aos jovens e adultos, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva, de acordo com a Lei nº 9.394/96, art. 39.
  • Educação Superior – Destinada a adultos. Tem como um de seus princípios estimularem a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, além de formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação continuada, dentre outros.
  • Educação Especial – Oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para alunos com necessidades educacionais especiais.
  • Ensino à Distância – Tem por objetivo garantir a aprendizagem ao longo das diversas atividades prestadas pelo educando. Os cursos à distância envolvem todas as modalidades de ensino. Desde a modalidade do Ensino Fundamental e Ensino Médio em forma de Supletivos, quanto cursos técnicos profissionalizantes e a Nível Superior, como é o que eu escolhi.

   O Curso Superior à Distância no CEDERJ acontece de forma à distância e também na forma semipresencial, uma vez que os alunos precisam se dirigir ao polo para encontros obrigatórios, participar de palestras, aulas de informática, tutorias e para fazê-la as respectivas avaliações de cada disciplina.

  Nosso polo conta com as seguintes estruturas: Sala da Coordenação, biblioteca, secretaria, salas de estudos (destinadas às tutorias), cozinha, banheiros e laboratórios de informática.

   Os alunos estudam pela plataforma virtual e recebe material didático impresso. Na plataforma, em cada disciplina, há a Sala de Tutoria para postagens das dúvidas. Também são disponibilizados os contatos (e-mails) dos tutores e coordenadores de cada disciplina para as possíveis questões de dúvidas.

Atividades realizadas

Co-Participações e Reuniões

    Nesta atividade participei da reunião com os docentes da Disciplina de Geografia e com a equipe diretiva da escola e coordenação. A reunião aconteceu em um clima de harmonia, e fui muito bem recebida por todos. Embora esta profissão esteja desgastada e desvalorizada, todos me parabenizaram pela escolha e coragem em assumir este caminho. Também foi aproveitado o momento da reunião com a equipe pedagógica (coordenação e direção) foi falado sobre a questão da disciplina do estagiário durante o período de estágio, sua relação com os profissionais da escola e com os alunos. Tanto a diretora quanto a coordenadora pedagógica mostraram-se interessada nos estagiários e se propuseram a ajudar no que fosse possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com