TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha 1492

Artigo: Resenha 1492. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

O filme 1492 – A conqusta do paraíso, conta a história de Cristovão Colombo e as expedições marítimas que este realizou ate "descobrir" o que hoje é a atual América. A viagem de Colombo está descrita no filme através do cotidiano desgastante, dos motins da tripulação e de toda incerteza que cercava uma expedição daquela época quanto ao rumo e ao prosseguimento da viagem.

A busca por novas rotas comerciais é uma das grandes chaves do início da Idade Moderna, assim também como outros aspectos visíveis no filme. O desenvolvimento do comércio monetário associado à projeção da burguesia, que aliada ao rei, irá promover a formação dos Estados Nacionais, são as principais transformações estruturais para consolidação do Antigo Regime europeu. Nesse contexto a expansão marítima européia visava atingir as Índias (terra das valiosas especiarias), para atender as necessidades de ampliação dos mercados europeus afetados pela crise do século XIV ("guerra, peste e fome"), bem como, para eliminar o monopólio comercial italiano no Oriente. Com a conquista de Constantinopla pelos turcos em 1453, os preços das especiarias orientais elevaram-se bruscamente, o que incentivou ainda mais a busca de um novo caminho marítimo para as Índias.

A Espanha, da rainha Isabel I, inicia sua expansão marítima com Cristovão Colombo, na busca de uma nova rota comercial para a Índia, alcançando suas especiarias e riqueza.

Com uma nau (Santa Maria) e duas caravelas (Pinta e Nina), o navegador de origem controversa (genovês ou catalão) partiu do porto de Palos em 3 de agosto de 1492 fazendo escala nas ilhas Canárias para reparo de uma das embarcações. Em 12 de outubro do mesmo ano avistou a ilha de Guanani (atual São Salvador). Sem duvidar que estava no Oriente, realizou ainda mais quatro viagens, tentando encontrar os mercados indianos.

Contudo o filme não mostra toda a tragédia que tal feito veio causar aos povos atingidos e a destruição de suas culturas.o famoso "descobrimento" não passara de uma forma de acorrentar ao novos povos uma cultura centralizada.Sem duvidar que ao oriente chegara, realizou ainda mais 4 viagens, tentando encontrar os mercados indianos. Morreu de desgosto em virtude de um outro navegador que de "fato" havia encontrado e registrado o continente Americano ? nome este dado em homenagem a Américo Vespúcio que oficializou o achamento do novo mund

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com