TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A climatologia dos geografos uma abordagem geografica do clima

Por:   •  24/10/2018  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

A climatologia dos geografos uma abordagem geografica do clima

Vanilton Souza de Azevedo  Geo: 2 periodo

Santana melo, Joao Lima. Histora da climatologia no Brasil.

        pode-se dizer ue o periodo de 1827 foi inaugurado o observatorio astronomico do Rio de Janeiro. Ate por volta de 1889 foi o inicio ou o nascimento da meteorologia no brasil. Nesta epoca foi publicada a primeira monografia sobre o clima do Brasil, onde foi reaizados estudos simplistas, feito nao por geografos, pois ainda nao existia esse curso no Brasil. Estes estudos foram feitos por estudantes de medicina preocupados com a questao de insalubridade e higiene publica da epoca, estudos esses que visavam atrair europeus para o Brasil, entretanto foi so o começo.

        Desta forma podemos dizer que o frances Emanuel de martone foi um dos pioneiros a se preucupar com a definiçao geografica do clima, na primeira versao do tratado de geiografia publicado originalmente no inicio do seculo XX talvez este tenha sido o ponto de partida para se endender o desenvolvimento da geografia do clima no brasil, inflluenciado pelo trabalho de Martou, o primeiro a se voltar para o estudo geografico do clima foi Carlos Delgado de Carvalho.

        Entre 1889 e 1934 foram reaizados estudos mais complexos buscando uma caracteristica geral dos climas brasileiros, e da ompreençao dos mecanismos da circulaçao atmosferica, varios autores comessaram a realizar trabalhos nessas linha de pensamento, tais como: Afranio Peixo, Carlos Delgado   de Carvalho, heerique de Monize entre outros. Tambem nesse periodo seguiram as comiçoes geografcas e geologicas do RJ. Foi criado nessa epoca o seerviço dee meteorologia do Rio de Janeiro.

        O periodo verdadeiramente geografio teve inicio em 1934 ate 1964. Talvez estabeleceu de maneira arbitraria um terceiro terceiro seguimento de tempo, este periodo podemos considerar a fase nicial da busca de uma afirmaçao, de um conceito do clima no Brasil. Tambem nessa epoca foram fundadas diversas entidades voltadas para a geografia, foi estabelecido o curso de geografia nas universidades de Sao Paulo e Rio de Janeiro, o (IBGE) foi fundado em  1934, em 1937 (CNG) e a revista brasieira de geografia em 1939, iniciam dessa forma a implantaçao da geofrafiia ciientifica no Brasil. Este segumento tempora se estende ate 1964 quando montaram pubicas seu prmeiro trabalho em ue demonstra sua insatsfaçao com os conceitos e metodos usados na analise geografica do clima.

        Assim na decada de 30 significou o inicio da institnalizaçao em quuanto campo do saber cientifico em nosso pais

        Entao este livro, sobre tudo este capitulo em especial, se trata de um trabalho de estrema relevancia para aqueles que buscam o conhecimento sobre o estudo da geografia e do clima do brasil, prinipalmente para os alunos de graduaçao em geografia e os nteeressados pelo estudo do clima como fenomeno geografico

         

                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com