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Resenha do Livro Um Conceito Antropológico

Por:   •  24/7/2017  •  Resenha  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  604 Visualizações

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DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

ANNA CAROLINA ALVES DE SOUZA

CULTURA – UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO

ROQUE DE BARROS LARAIA

CAMPINA GRANDE

2016


LARAIA, Roque de Barros, Cultura: um conceito antropológico. 23. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. APRESENTAÇÃO DO AUTOR[1: Capa do livro Cultura: um conceito antropológico. 23. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009]

Roque de Barros Laraia iniciou sua carreira, como antropólogo, no Museu Nacional da UFRJ. Em 1969 transferiu-se para a UnB, onde dirigiu o Instituto de Ciências Humanas, logo após foi promovido a professor titular em 1982. Doutor pela USP realizou pesquisas de campo entre os índios Suruí, Akauáwa-Asurini, Kamayurá e Urubu-Kaapor. Membro de associações cientificas do país e do exterior presidiu a Associação Brasileira de Antropologia (1990-1992) e foi eleito presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em ciências Sociais (Anpocs) em 2000. Integrou a primeira comissão coordenadora do Pronex e os comitês de assessores do CNPq e da CAPS. Atualmente é membro do concelho consultivo do instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Concelho Nacional de imigração. É autor de índio e castanheiros (com Roberto da Matta, 1967), Tupi, índios do Brasil atual (1987) e Los índios de Brasil (1969) e tem inúmeros artigos publicados em revistas especializadas.

Introdução

Laraia introduz a ideia de que a natureza de todos os homens é idêntica e a cultura praticada por eles é o que separam, os tornam estranho uns aos outros. O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira parte, vindo tratar do desenvolvimento do conceito de cultura, retrocedendo ao pensamento iluminista até os autores modernos, e a segunda demonstra suas diversificações, seu dinamismo e sua própria lógica.

A obra tem a intenção de convidar o leitor a conhecer um pouco sobre o conceito antropológico de cultura. Procurando, na medida do possível, utilizar exemplos referentes à nossa sociedade e às sociedades tribais.

Primeira parte

Da Natureza da Cultura ou da Natureza à Cultura

Muitos estudos foram produzidos com a finalidade de chegar mais perto de uma explicação em relação aos diferentes comportamentos entre homens, porém, sem muito sucesso, um dilema desse gênero é muito abrangente para se explicar ou entender. Nossa sociedade é composta por diversificações culturais. A espécie humana possui uma diversidade cultural muito ampla. Costumes, credos e culturas os diferenciam. A identidade de um povo pode ser vista através de sua cultura, do seu modo de viver, ou da aculturação em sua adaptação a sociedade. Somos todos iguais, porem nos diferenciamos um dos outros através de nossas culturas.

O Determinismo Biológico

Na visão dos antropólogos as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. As diferenças de comportamento existente entre pessoas de sexos diferentes não são determinadas biologicamente. O comportamento dos indivíduos é consequência de um aprendizado, um processo que chamamos de endoculturação. Resumindo as diferenças genéticas hereditárias não constituem um fator essencial para a formação cultural do indivíduo.

O Determinismo Geográfico

Consiste na diferença do ambiente físico à diversidade cultural. Esse conceito defende que o clima é fator crucial no processo comportamental dos povos. Em contraponto, a partir de 1920, antropólogos, dentre eles, Boas, Wisssler, Kroeber encontraram limitação na tese. Eles acreditam que é possível existir diversidade cultural em um mesmo ambiente físico.

Um exemplo são os Esquimós e os Lapões. Eles vivem em condições climáticas semelhantes. Mas vivem, moram e se comportam de maneiras distintas.

Não é possível admitir tal conceito. As diferenças não podem ser explicadas pela biologia e menos ainda pelo ambiente em que vivem.

Antecedentes Históricos do Conceito de Cultura

O conceito de cultura foi definido pela a primeira vez por Edward Tylor, e é também utilizado atualmente - Inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes, adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. A ideia de cultura ganhou consistência, e com esse processo permanente de aprendizagem, conhecemos essa capacidade de endoculturação.

Para enfatizar e ampliar, Jacques Turgot afirma em sua obra, que o homem é capaz de assegurar suas ideias eruditas, comunicá-las a outros, e partilhar aos seus descendentes como uma herança sempre crescente.

O Desenvolvimento do Conceito de Cultura

Pensando na diversidade cultural, Tylor a seu modo preocupa-se com a igualdade existente na humanidade. Segundo ele, a diversidade é explicada como o resultado de estágios existentes no processo de evolução. Franz Boas foi responsável pela formação de toda uma geração de antropólogos, e sua crítica ao evolucionismo está principalmente contida em seu artigo “the Limitation of the comparative Method of Anthropology”, onde atribui a antropologia a execução de duas tarefas.

  1. A reconstrução da história de povos ou regiões particulares;
  2. A comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis.

Ideia Sobre Origem da Cultura

Os estudiosos simplificam a questão afirmando, que o homem produziu cultura a partir do momento em que seu cérebro modificado pelo processo evolutivo dos primatas foi capaz de assim proceder.

Teorias Modernas Sobre Cultura

Uma das tarefas da antropologia moderna tem sido a reconstrução do conceito de cultura que já fora fragmentado por inúmeras reformulações. Alguns conceitos sucintos:

1. Culturas são sistemas (de padrões de comportamentos socialmente transmitidos);

2.   Mudança cultural é um processo de adaptação equivalente a seleção natural;

3.  A tecnologia, a economia de subsistência e os elementos de organização social diretamente ligado a produção constituem o domínio mais adaptativo da cultura;

4 . Os componentes ideológicos dos sistemas culturais podem ter consequências adaptativas no controle da população, da subsistência, etc.

Para finalizar os conceitos, David Schneider aborda de forma distinta: “ Cultura é um sistema de símbolos e significados. Compreende categorias ou unidades e regras sobre relações e modo de comportamento. ...” (pág. 63)

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