TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto sequencia didática

Por:   •  14/10/2019  •  Resenha  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: PROPOSTA DE ESTRUTURA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O PLANEJAMENTO DAS AULAS DE GEOGRAFIA

O texto escrito pelo doutorando da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e publicado em junho de 2019 na revista Brasileira de educação em Geografia, de campinas.

O artigo lido tem o intuito de apresentar algumas contribuições teóricas e metodológicas para o desenvolvimento da aula de geografia, tendo como finalidade a produção de uma sequência didática para que visam contribuir para a superação do senso comum dos alunos nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental II.

Para se quebrar um paradigma ou um senso como é necessário que se conheça conceitos e tenhas experiencias para que se tenha uma percepção das coisas ou seja, o que te leva a recordar sensações e sentimentos. Dando origem ao senso comum, conhecimento especifico desenvolvido por meio de percepções e recordações. o senso comum está relacionado com a crença na existência e possibilidade de uma percepção imediata da realidade. Portanto o conhecimento é algo gerado pelas sensações.

E a criação da sequência didática para se trabalhar em sala de aula é com o intuito de quebra esse senso comum, que por muitas vezes o aluno limita-se experiência e recordações que já foi imposta nele sem que o mesmo percebesse. A quebra do senso comum vai de encontro a construção do conhecimento cientifico, pautado na busca pela verdade por meio da própria interpretação e construção dos conceitos. Para chegar até o objetivo proposto, é necessário propor aos alunos um problema de cunho significativo, visando o interesse pelo assunto e consequentemente a busca por uma resolução do problema e por fim a construção de um conhecimento.

Para a elaboração de uma sequência didática uma das propostas inicias é consideras a liberdade intelectual dos alunos, quanto maior o grau de liberdade, maior será a possibilidade de uma construção de um conhecimento cientifico que fique intrínseco ao aluno e que não se esqueça futuramente.

O conhecimento cientifico buscado pela atividade vem com o grau máximo de liberdade dada pelo professor, fazendo com que o aluno seja capaz de criar resolução do problema quanto o entendimento dos enunciados, iniciar discussão do problema e a análise dos resultados.

O autor do artigo também apresenta as etapas de elaboração da sequência didática, tendo como ponto inicial a seleção dos conteúdos e do problemas, podendo ser construído um mapa conceitual para chegar no conceito final que será levando para a construção da sequência didática, com o conceito principal selecionado se faz necessário selecionar o problemas especifico e o mesmo deve estar relacionado a vivencia dos estudantes, após o terminado dessa faze o importante agora é fazer com que eles façam um levantamento prévio dos temas levantados, por meio de jornais, revistas, imagens, entre outros. Segundo Ponto o Planejamento da investigação no qual tem o intuito de elaborar perguntas relacionada ao problemas e a finalidades da mesma é de nortear o caminho pelo qual o aluno pode seguir, terceiro passo a reflexão discente e docente posteriores a investigação, o que o aluno conseguiu perceber na construção do conceito, analisando as suas respostas antes e depois da investigação e notando a considerável mudança na forma de pensar sobre o problema o qual foi estudado por fim a elaboração do material de apoio ao aluno, com a finalidade de contribuir para a máxima liberdade intelectual do estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com