TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Geografia e didática

Por:   •  6/8/2017  •  Resenha  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA

DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA. 

Pablo Leite Cunha

Resenha do livro “Geografia e Didática”.

Trabalho gerado como parte da avaliação da disciplina de Métodos e Técnicas de ensino em Geografia, do curso de Licenciatura em Geografoa da Universidade Federal do Pará. Professor Responsável Luis Pacheco.

BELÉM – 2016

Resumo

O livro “Geografia e Didática” é composto por um conjunto de textos (29 capítulos) de estudiosos das áreas cientificas do Ensino, Psicologia e Geografia. Nos trás a discursão interdisciplinar acerca do processo de ensino e aprendizado (de forma especifica na disciplina Geografia), os problemas encontrados nesse processo, a forma como é aplicado as metodologias de ensino hoje em dia, sugeri algumas possibilidades metodológicas acerca do ensino de geografia e etc.

A obra é iniciada com uma crônica que busca nos mostrar que a Geografia está presente em nosso cotidiano, ela é a história da formação espacial de nossa cidade, o relevo e a vegetação da cidade, a configuração territorial que faz surge um morro, assim como as pessoas que estão sobre ele. A geografia é o nosso próprio cotidiano materializado no espaço.,

Posteriormente é trabalhada a questão do “como nosso cérebro aprende”. Nesses capítulos (2,3 e 4) é mostrado que nosso cérebro é composto por “filtros” (Sistema Radicular, Amígdala e Dopamina) de informações que são responsáveis pela análise do que será armazenado em nossa “memória de longo prazo”. Nessa parte é mostrada algumas técnicas para fazer com que as informações aprendidas fiquem armazenadas em nosso cérebro.

Depois é exposto questões conceituas e significados. A obra trás uma definição acerca do significado da Ciência Geográfica e o uma noção sobre o significado de ensinar geografia. Nesses capítulos é apontado o que é Geografia e a importância de ensina-la para contribuir na formação do indivíduo em quanto cidadão. O livro sugeri algumas posturas que o professor deve ter com seus alunos, nessa parte podemos notar a influência de Paulo Freire, onde diz que uma aula é resultado da interação entre professor e alunos, onde ambos aprendem e ensinam ao mesmo tempo.

Depois o livro nos mostra algumas questões acerca dos conteúdos, como eles devem ser trabalhados em aula, a sua importância para a formação dos alunos e ainda propõem algumas atividades pedagógicas que auxiliam no aprendizado do conteúdo dessa disciplina. Alguns desses conteúdos são relacionados a Cartografia, Educação Ambiental, Planejamento Espacial e Cidadania que são importantes ao ensinar Geografia.

Por fim, nos é passados alguns pontos que falam sobre metodologias de ensinos, atividades lúdicas, planejamento no ensino, ensino de valores e virtudes associados a Geografia, os pilares da educação, o uso de recursos didáticos como a lousa, o aprendizado da disciplina a partir de situações problemas, interdisciplinaridade com a Geografia e sobre avaliações. São pontos importantes que são trabalhados de forma simples, porém cheio de conteúdo, onde nos mostra o difícil, mas prazeroso papel que o Professor de Geografia tem na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com