TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo "O que a geografia deve ser?" Piotr Kropotkin

Por:   •  30/11/2018  •  Resenha  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 4

Anarquismo, de forma sintética, é uma ideologia que se opõe a qualquer tido de hierarquia e concentração de poder, e tem como premissa a crítica a exploração econômica e a dominação, tendo contribuído muito à academia, sobretudo a ciência geográfica. Em um momento onde a Geografia só produzia obras que justificavam guerras e dominações, os geógrafos anarquistas Reclus e Kropotkin foram os pioneiros na crítica essa forma de produção de pensamento criticando a ideia de estado, fronteiras, racismo e dominação.

Nascido em 1842, Moscou, no Império Russo, Kropotkin foi um geógrafo ativista anarquista, filho de príncipe e membro da aristocracia Russa que quando atingiu a maior idade rejeitou tal título e foi forçado a servir as forças armadas do império russo. Tem como principais obras “A Conquista do Pão” e “Palavras de um Revoltado” morreu em 1921 já na União Soviética. Deixou um legado imensurável tanto para a geografia humana, com sua crítica a geografia de Ratzel, quanto para a física com suas pesquisas explorando o círculo polar ártico.

Segundo Kropotkin, a Geografia por ser uma ciência que considera significativamente leis descobertas por ciências irmãs e que pauta as suas ações e efeitos mútuos em relação à superfície do globo, não poderia ser marginalizada do movimento científico. E mostra isso dizendo que a Geografia avança em conjunto com o outras ciências, como por exemplo a biologia, a climatologia e a antropologia, e isso dava aos trabalhos geográficos uma peculiaridade em suas análises e uma um mudança profunda nos métodos de descrição da Terra .

Kropotkin também problematiza a necessidade de uma reforma geral na metodologia de ensino de todas as ciências escolares enfatizando a Geografia, dizendo que essas pautam somente o que ele chama de interesses práticos da colonização e da guerra. Segundo o autor a Geografia, se reflete nas escolas como um dos temas mais áridos e carentes de significado, porém, tem potencial para ser a disciplina mais atrativa, sobretudo, quando se aborda a educação infantil que segundo Kropotkin;

“É quase seguro que não existe outra ciência que possa tornar-se tão atrativa para a criança como a geografia, e que possa se constituir num poderoso instrumento para o desenvolvimento geral do pensamento, assim como para familiarizar o estudante com o verdadeiro método de investigação científica e para despertar sua afeição pela ciência natural. As crianças não são verdadeiras admiradoras da natureza enquanto esta não tiver alguma ligação com a humanidade. 0 sentimento artístico, que desempenha um papel tão importante papel no deleite intelectual do naturalista, é demasiado débil na criança. As harmonias da natureza, a beleza de suas formas, as admiráveis adaptações de seus organismos, a satisfação obtida pela inteligência no estudo das leis físicas – tudo isso pode vir depois, porém não ainda na primeira infância. A criança busca em todas as partes o homem, a atividade humana, as lutas contra os obstáculos. Os minerais e as plantas deixam-na fria; ela está atravessando uma etapa em que prevalece a imaginação. Quer dramas humanos, o que significa que a melhor maneira de suscitar-lhe o desejo de estudar a natureza é pelos relatos de pescadores e caçadores, de navegantes, de enfrentamentos com os perigos, de costumes e hábitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com