TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia e geopolitica

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

Respostas

Questão 1

O capitalismo firma sua ascensão a partir de revoluções durante o século XIX, sendo um grande marco na história a chamada “Revolução Industrial”, pois dividiu em fases a hegemonia de países. Durante a transição dos séculos XVII e XIX, ocorreu a Primeira Revolução na Inglaterra, consolidando-se plenamente entre 1820 e 1830. Tal revolução tornou este país o centro capitalista mundial, dentre os fatores que colaboraram para este processo, destacam-se a ordem geográfica, pois sua posição insular a preservou de guerras; sua economia, pois seus recursos naturais foram essenciais para que a industrialização avançasse; além de questões políticas, sociais e culturais. Mas essa hegemonia não era eterna, logo surgiu a Segunda Revolução Industrial que trouxe consigo novas formas de produção como o Taylorismo e o Fordismo, técnicas essas que já estavam sendo dominadas pelos Estados Unidos que soube aproveitar o momento em que a Europa estava estagnada devido à guerra para expor seus produtos para o mundo. E assim a hegemonia capitalista passou da Inglaterra para os Estados Unidos.

Questão 2

Em 2000, a Organização das Nações Unidas aprovou um documento denominado “Declaração do Milênio”, um pacto assinado por 191 países membros da ONU estabelecendo o compromisso de garantir a sustentabilidade do planeta Terra. Neste documento constam os 8 Objetivos de desenvolvimento do Milênio, metas a serem atingidas pelos países a fim de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver.

O Brasil foi um dos países que mais contribuiu para o alcance global da meta A do ODM 1 (Redução da pobreza), reduzindo a pobreza extrema e a fome não apenas pela metade ou a um quarto, mas a menos de um sétimo do nível de 1990, passando de 25,5% para 3,5% em 2012. O Brasil também apresentou bons resultados no ODM 2 (Atingir o nível básico universal), a porcentagem de jovens de 15 a 24 anos com pelo menos seis anos completos de estudo passou de 59,9% em 1990, para 84% em 2012. Ou seja, a porcentagem de jovens que não tiveram a oportunidade de completar um curso primário caiu para dois quintos do nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com