TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Por:   •  16/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Federal De São Carlos

Curso de Geografia

Filosofia Da Ciência

TRABALHO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Discentes:

 Bárbara Soares RA: 75977.

 Thainara P. H. Da Cunha RA: 759961.

 Eliabner Dos Santos RA: 760306.

 Kuuphi Waura RA:757924.

 Anderson

Sorocaba

2018

Portanto, a história do pensamento filosófico também é a história do pensamento geográfico, do modo de pensar a geografia e aplicá-la, a filosofia acompanha a evolução e faz evoluir o pensamento geográfico.  Além de apresentar influência dos filósofos em pensamentos da

O pensamento filosófico da ciência modifica- se conforme o contexto social, econômico, cultural, ideológico de determinada época, e esse pensamento acaba por influenciar  de modo incisivo a Geografia, mesmo antes da mesma constituir- se numa ciência, o pensamento filosófico influenciou na maneira de pensar em alguns momentos da natureza , elementos esses que a Geografia , quando passa a constituída ciência, abarca e isso se comprova ao dizer que: ‘’ como as demais ciências, os seus pensadores e as suas escolas, acompanharam as tendências de cada momento, frutos de contextos históricos e de interesses econômicos e ideológicos diversos.’’.

Isso infere que ao longo do tempo histórico, foram concebidas maneiras diferentes de conceber, por exemplo, o objeto de estudo da Geografia, sua área de atuação, determinados conceitos, e a quem a geografia está a serviço, entre outros, como por exemplo, o espaço geográfico, tudo isso variando conforme o contexto no qual os pensadores estavam inseridos.

Embora a Geografia tenha sido plenamente sistematizada e incluída no rol das ciências há apenas dois séculos, os mais antigos conhecimentos definidos como geográficos datam de épocas muito remotas, e considerando-se de então as origens da Geografia, talvez ela possa ser tida como a ciência mais longa da história. Dado a isto, no final do século VII ao final do século V a.C, onde os pre - socráticos estavam tentando entender e explicar o mundo racionalmente, como o mapa de Hecateu de Mileto, além das concepções de que a terra era esférica entre outros, nos quais os pensamentos filosóficos influenciaram trabalhos de ordem geográfica.  

 A Geografia de Friedrich Ratzel, um alemão, desenvolvia trabalhos na época de unificação da Alemanha, corridas imperialistas europeias. Defendeu o espaço vital, marcado pela necessidade de expansão da sociedade de apropriação de recursos para desenvolvimento próprio, e de dominação, cujos reflexos se dão até os dias atuais. Portanto, os interesses políticos, econômicos e ideológicos desde sempre tiveram influências na forma de fazer e pensar a Geografia.

Na modernidade Galileu contribuiu introduzindo métodos de validação cientifica, além do estudo do objeto geográfico, que só se constituirá como tal tempos depois, como objeto central da ciência geográfica.

Francis Bacon, relaciona-se com o desenvolvimento de uma geográfica explicativa dos fenômenos, a fim de fornecer condições suficientes para a intervenção do homem na natureza, para conhece-la e domina-la, colocando-a através das técnicas, a serviço da sociedade. ‘’ Os aforismos sobre a interpretação da natureza e o reino do homem colocados em sua obra Nova Organum, elucidam a percepção baconiana sobre a relação entre o saber cientifico e a possibilidade de utilização da natureza em benefício dos interesses do homem.’’

O conhecimento passa a ser instrumentalizado e a Geografia passa a ser instrumento de reprodução capitalista, para um bem-estar econômico e social.  A formulação de hipóteses a partir da observação é muito utilizada pelos geógrafos, o que marca grande relação entre a Filosofia da Ciência e a Geografia, estando intrísecos.

René Descartes influenciou na divisão das áreas do conhecimento da Geografia, além de uma concepção sistemática, os seus pensamentos exerceram influência sobre Humboldt, o qual o racionalismo embasou seu princípio da causalidade, o qual duvidas eram levantadas para se chegar a um conhecimento, demostrado e justificado.

Já Kant lançou as bases metodológicas da Geografia, ao dividir sensações perceptivas em objetivas e subjetiva. Ao dirigir- se a geografia como uma antecessora da História, seu caráter descritivo, reforça que a experiência humana ocorre nos lugares. Ideia muito difundida até hoje, na qual a geografia seria predominantemente descritiva, além de influenciador da divisão entre Geografia Física e Humana. Além de tratar o espaço como uma condição de possibilidade, influenciando um surgimento de uma escola possibilista.

No século XIX, foi um período marcado por diversos conflitos e pela sistematização da nascente Geografia, os geógrafos tentavam estabelecer princípios e leis que orientassem essa nova ciência, e a relação filosófica se deu de forma confusa com influenciadores do pensamento Positivista, Kantista, Cartesiano, Marxista e Hegeliano.

Ademais as ações de determinados pensadores se fez mais ou menos intensa de acordo com sua escola, a qual se filiava, como por exemplo os Deterministas a orientação positivista de Augusto Comte  e Darwin foi básica e se impôs a chamada geografia humana. Sendo assim,as escolas de pensamentos filosóficos, inferem uma ação sobre o modo de produzir conhecimento e evolução da ciência geográfica.

 Friedrich Hegel, como o pensamento dialético idealista, inferiu reflexões também na geografia ao estabelecer que é também histórica, e que te  objetivos de estudar as possibilidades do meio e do homem, e o que essas o oferecem,  interligando ideias com Karl Ritter.  Como também fez uma relação entre o desenvolvimento histórico da humanidade à natureza, com reflexões deterministas, contribuiu muito também com a categoria lugar.

No século XIX, a geografia sofreu inferências de Karl Marx, e como exemplo desta, destaca-se a assimilação de Vidal de La Blache de teses marxistas. Ainda mais com o rompimento da geografia tradicional, e seu surgimento como geografia pragmática e critica, levanta questões como luta de classes e a influência delas como uso de exploração e dominação, e a utilização dessas como serviço de transformação social, corroborando para a evolução desta ciência. Influenciador de pensamentos de nomes como David Harvey e seu estudo de compreensão dos elementos geográficos, a partir de uma abordagem, explorando-os e expandido -os.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com