TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DIA MUNDIAL SEM TABACO

Por:   •  1/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

        

        DIA MUNDIAL SEM TABACO (31 de maio)

        O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

        O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Nos mercados nacional e internacional, há uma variedade de itens derivados de tabaco que podem ser usados de diversas formas: fumado, inalado, aspirado, mascado ou absorvido pela mucosa oral. Todos contêm nicotina, causam dependência e aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (DNCT). No Brasil, a forma predominante do uso do tabaco é o fumado

        Anualmente, no Dia Mundial sem Tabaco, o INCA promove e articula uma grande comemoração nacional sobre o tema indicado pela OMS com as secretarias estaduais e municipais de saúde e de educação dos 26 estados e Distrito Federal e com outros setores do Ministério da Saúde e do governo federal.

        A campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2022 terá o seguinte tema, definido pela Organização Mundial da Saúde: TABACO: UMA AMEAÇA AO MEIO AMBIENTE. Isso porque, além de matar mais de 8 milhões de pessoas todos os anos, os produtos de tabaco destroem o meio ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana. A importância do tema escolhido está em alertar e informar a população sobre os danos causados ao meio ambiente em razão do cultivo, da produção, do uso e do descarte de produtos à base de tabaco.

        A campanha também pretende apresentar a tentativa da indústria do tabaco de promover o greenwashing ou “lavagem verde” — prática de camuflar ou omitir informações sobre os reais impactos das atividades de uma empresa ao meio ambiente, tentando passar a imagem de que sua reputação e seus produtos são “ecologicamente corretos” e “socialmente responsáveis”

A partir do tema proposto pela OMS, Tabaco: uma ameaça ao meio ambiente, propõe-se uma campanha com o objetivo de alertar a sociedade sobre os danos ambientais causados pela produção, pelo uso e pelo descarte inapropriado de produtos fumígenos. Portanto, a preservação ambiental torna-se assim mais uma razão para motivar as pessoas a pararem de fumar. Com isso, a campanha mostrará que ao não fumarmos ou paramos de fumar, estamos cuidando da nossa saúde e da saúde do planeta. Ela também reforçará que a relevância de fortalecer políticas que fomentem a proteção do meio ambiente e da saúde das pessoas, bem como favorecer os programas de cessação do fumo e promoção de ambientes saudáveis, livres de fumo.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com