TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias aplicadas à educação

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Marcelo Dorlei Hubner– 1709103243

Desafio Profissional

IGUATEMI / MS

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MARCELO DORLEI HUBNER– 1709103243

TITULO

Desafio Profissional

Desafio Profissional da disciplina: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação Curso de Geografia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: à distância: Tutora: Rejiane Platero

IGUATEMI / MS

2015


INTRODUÇÃO

Apresenta-se neste desafio o uso das tecnologias aplicadas à educação, e procura-se mostrar a necessidade que se faz de seu uso, pois existe a necessidade de novos métodos para aplicar na educação, e as tecnologias precisam ser inseridas no contexto escolar, lembrando que os alunos vivem nesta geração chamada de geração “Y”, onde tudo esta voltado para o uso tecnológico.

O conteúdo foi desenvolvido em passos mostrando-se então alguns métodos que podem ser usados para a educação e consequentemente como usa-los neste âmbito, a seguir a importância do uso das tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem e sua contribuição para alunos e professores, e ainda, sugestão de curso, vídeo, texto e blog que podem ser utilizados na capacitação de docentes na aplicação das novas tecnologias à educação.

Nas considerações finais elenca-se uma breve reflexão sobre o desenvolvimento do desafio e a importância de sua temática para a formação do futuro professor que necessitará de ferramentas para sua atuação em sala de aula, e que, portanto, deve lançar mão do mais moderno na tecnologia atual.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1

Ambiente/Sala Temática: Sala de reforço

Usuários: Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental – idade entre 12 e 13 anos

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Projetor Multimídia e Tela de projeção

Possibilita a visualização para a explicação de mapas. Captar imagens de áreas geográficas via internet.

Fazer com que os alunos compreendam melhor os conteúdos de geografia através da visualização.

Alcançar os alunos deficientes físicos através da facilidade que o projetor multimídia oferece na visualização de conteúdos para uma boa educação e garantindo seus direitos.

Passo 2  

        Por muito tempo, tem-se buscado recursos inovadores para auxiliar professores em suas práticas didáticas. Os saberes que se esperam que os alunos adquiram em sua caminhada escolar implicam em uma atuação dinâmica e competente por parte de educadores e demais envolvidos no processo de educar.

        O uso de recursos tecnológicos é primordial para o avanço sistemático da aprendizagem do educando, sendo, portanto, ferramentas indispensáveis. No entanto, o que acontece é que muitos vêm utilizando esses recursos de forma mecânica e sem um fim justificável, mas apenas para “ter o que usar”, sem fundamentação, sem um objetivo.

        O incansável uso de quadro negro, fotocópias, televisor e vídeo têm levado a um processo de ensino-aprendizagem monótono e não tem estimulado os alunos a querer aprender, pois estes já convivem com a tecnologia em seu dia-a-dia com o uso de computadores em “cybers net” ou “cybers café”, tablets, celulares e smartphones de última geração, etc., e essa realidade, por si só, já garante o desinteresse dos alunos por aulas maçantes.

        As tecnologias têm avançado assustadoramente, mas na educação não há acompanhamento desse avanço. Ou seja, não há recursos disponíveis na escola para o uso de alunos e professores e não há capacitação para que esses professores os utilizem, e desta forma, não há uma interação eficaz entre educando e educador no ambiente escolar.

Nesse contexto, conforme o Instituto de Tecnologia Social Brasil (2008) “os educadores têm papel fundamental na mudança de conceitos e paradigmas existentes sobre a utilização dos recursos da informática na educação, garantindo as transformações e contribuindo com inovações nas metodologias educacionais”. E continua,

É necessário, portanto, formar o professor tanto no que diz respeito aos conhecimentos técnicos e domínio da máquina, quanto à integração do computador nas atividades curriculares. Mas não é só o professor o responsável pelas mudanças e inovações no contexto escolar. Os administradores, alunos, pais e demais profissionais da escola participam do processo. (ITS Brasil, 2008)

Nesse âmbito, o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” possui um caráter formador e pretende utilizar de recursos tecnológicos atuais que visam facilitar o processo de ensino-aprendizagem e a interação entre aluno e professor de forma dinâmica e eficiente.

Crianças e adolescentes passam a ter oportunidade de melhor visualizarem conteúdos, compreenderem conceitos, formular hipóteses, estabelecer parâmetros para assimilarem o que o professor transmite, enfim, são inúmeros os benefícios que o projeto traz ao educando, visando sua formação como um cidadão atuante e competente em sua sociedade. Esse pensamento é mais bem explicado por Sousa, Carvalho e Marques (2012):

Muitas são as contribuições dos recursos tecnológicos para o processo de ensino aprendizagem, dentre os quais podemos destacar, a mudança significativa da função do educando, que nesse universo de conhecimentos, nessa imensa rede interativa, passa a se tornar sujeito da própria formação, frente à diferenciação e riqueza dos novos espaços de conhecimento dos quais deverá participar. (SOUSA, CARVALHO E MARQUES, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com