TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE ZECA

Por:   •  27/4/2022  •  Ensaio  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 5

UNIFESP - UC História da América I - 2021 - Prof. José Carlos Vilardaga - Turno: Noturno

Integrantes: Lara Mattos Lisboa Leite - RA: 148115; Larissa Tomaz de Oliveira - RA: 157003; Lucas Henrique Nardini Garcia - RA: 157008; Nycole Victoria Salles - RA: 157054; Thiago Santos da Cruz - RA: 157072

Atividade I

O objetivo deste trabalho é produzir uma análise a respeito de um excerto do livro “História do Novo Mundo: Da Descoberta à Conquista, uma Experiência Europeia (1492-1550)” de Carmen Bernard e Serge Gruzinski, cuja temática é o banquete dos mercadores Pochtecas. Ao final desta atividade, espera-se atingir a compreensão de ao menos quatro eixos temáticos apresentados nesse trecho: o perfil do comércio (produtos, rotas e clientela); as relações entre o comércio e a política no mundo mesoamericano; o status social do comerciante; a ritualização e a cosmogonia presentes a seguir, a discussão será norteada a partir destes tópicos.

O comércio realizado pelos pochtecas era caracterizado por rotas de longo alcance, que tinham como origem o México-Tenochtitlán. Trocava-se artigos manufaturados – roupas, obsidianas de corte afiado, peças de algodão, agulhas e sílex, cochonilha –  por artigos de luxo - plumas de quetzal e de arara, sementes de cacau, peles de animais ferozes, ouro e escravos.

 No que tange a zonas do comércio, há destaque para a província de Xicalango - onde viviam plantadores de cacau falantes da língua maia - por ser um local de convergência de caravanas vindas de quatro direções: Chiapas, Acalan, Iucatã e Usumacinta. Esta região pode ser tida como uma zona franca que propiciava tranquilidade às negociações dos mercadores, especialmente quando comparada à esfera de influência do México-Tenochtitlán e dos seus aliados. 

Apesar de tal tranquilidade de Xicalango, vale ressaltar que todas as expedições de volta estavam suscetíveis a inúmeros perigos, como acidentes, massacres e ataques surpresas. Dessa forma, quando finalmente voltavam com os artigos de luxo, os pochtecas tinham como tarefa final da jornada prestar contas aos chefes. Tendo em vista que a maior parte da mercadoria se destinava às necessidades da nobreza.

Esse cenário é importante para entender como o comércio se relacionava com a política no mundo mesoamericano, já que os comerciantes não eram apenas mercadores, mas também negociantes, informantes e embaixadores dos interesses do seu senhor. Eles, além de se destacarem como cobradores de impostos, percorriam os espaços da área de influência e retratavam as informações necessárias para a administração. Para exemplificar a importância desses viajantes para além do comércio, basta observar a expansão militar da Tríplice Aliança - cidades de México-Tenochtitlán, Texcoco e Tlacopan - que foi consumada, em parte, devido à multiplicidade de funções desempenhadas pelos comerciantes, principalmente no litoral. 

Vale ressaltar que mesmo detendo muitas funções e riquezas, os comerciantes não possuíam muita notoriedade. Como é observado pela descrição, realizada por Bernard e Gruzinski, sobre o banquete de Zanatzin - que chegou a gastar quase tudo o que ganhou para fornecer um jantar digno de um senhor em prol de ter seu prestígio aumentado. Na verdade, sob o ponto de vista do status social, os comerciantes não eram uma figura tão valorizada nessa sociedade hierárquica, uma vez que era necessário que as atividades acontecessem enquanto as pessoas dormiam, longe dos olhos da maioria. Sabendo disso, pode-se traçar um paralelo com a Europa feudal, na qual a burguesia não era respeitada pelos nobres, ainda que estes entendessem a importância do comércio. 

        Há ainda um cenário que permeia todas essas outras esferas, a ritualização e a cosmogonia presente, a título de exemplificação, nas viagens, nas negociações, na história de subjugação de regiões, na alimentação e nas celebrações. A começar pelas viagens, para que ela ocorresse sem transtornos, era preciso que fossem selecionados um bom dia e uma hora propícia, alguns rituais eram tidos antes da viagem, como se barbear e lavar a cabeça pela última vez até a volta, e evitar olhar para trás no momento da partida. Quanto ao regresso, afirma-se a necessidade de que o signo do dia fosse propício a tal ação, o qual correspondia ao de “casa” (cecalli), preenchendo o requisito, mostrando a influência imediata da cosmogonia até nos atos mais rotineiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com