TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  6/12/2021  •  Abstract  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 5

Danielle Alves Pinheiro

RGM 23660554

Atividade Reflexiva I

Percebe-se que, com o passar do tempo, ocorreram mudanças importantes nos métodos utilizados pelos professores em diferentes regiões, com a redução gradativa dos métodos de ensino tradicionais e técnicos no desenvolvimento das salas de aula e a introdução de novos métodos de ensino. Diante desses aspectos, observamos que a partir da implantação de práticas inovadoras, os professores se acostumaram às novas tecnologias e buscam diferentes formas de ensino e pesquisa para serem aplicadas dentro e fora da sala de aula.

Como todos sabemos, a maioria dos professores não busca a pesquisa educacional para orientar e melhorar sua prática (MITCHEL, 1985; COOKSON, 1987; GURNEY. 1989; DOIG. 1994). Portanto, o objetivo principal da academia como pesquisadores que participam do movimento docente é compilar literatura acadêmica sobre pesquisa docente (MITCHEL, 1985; COOKSON, 1987; GURNEY. 1989; DOIG. 1994) ou escrever manuais e livros didáticos para professores sobre como pesquisa (KEMMIS E METAGGART, 1988; ALTRICHTER et al., 1993), em vez de usar o conhecimento que geram por meio da pesquisa para fornecer informações para o seu próprio trabalho na universidade. Em geral, os pesquisadores utilizam o processo de pesquisa-ação para estudar sua própria prática, considerando que a pesquisa-ação educacional é uma estratégia desenvolvida por professores e pesquisadores para que possam utilizar sua pesquisa para melhorar seu ensino e, assim, aumentar o nível de aprendizagem de seus alunos.

Segundo Brown (2001), pesquisa-ação é um termo que se aplica a projetos em que os pesquisadores buscam efetuar transformações em suas próprias práticas. Portanto, qualquer tipo de reflexão sobre a ação é chamada de pesquisa-ação.

Nesse contexto, os professores buscam aprimorar os métodos de ensino por meio da reflexão e da pesquisa, concentrar seu trabalho e aprimorar as práticas de ensino. Desde a antiguidade, a profissão docente sempre teve grande relevância como processo de sistematização da cultura e do conhecimento nas diferentes sociedades. Atualmente, os professores não só têm que lidar com alguns saberes como no passado, mas também com complexidades técnicas e sociais. É cada vez mais necessário uma reflexão e uma resposta imediata aos problemas que eles próprios e os seus alunos encontram no seu quotidiano.

Diante desse fato nos vem o seguinte questionamento: existe distinção entre professor e pesquisador? Em uma análise mais criteriosa observamos que são profissões que se interligam e que podem ser trabalhadas em conjunto, tanto um professor pode ser um pesquisador como um pesquisador pode ser um professor.

O professor é visto como aquele que coloca em prática o que diz os pesquisadores que seguem modelos clássicos, desconhecendo a prática da sala de aula. Quando um professor é também um pesquisador ele agrega ao seu currículo um ponto positivo, pois consegue aliar prática e teoria. Todo professor deve inovar em sua aula, trazendo novas experiências e ensinando aos seus alunos vários processos de aprendizagem. Tal processo deve ser instigado desde sua formação acadêmica para ser base propulsora de um ensino de qualidade.

Ao falar sobre a formação de professores precisa-se levar em consideração vários aspectos e componentes do treinamento. Quando nos referimos à formação de professores, não nos referimos apenas aos aspectos componentes da formação formal, importantes e expressivos na constituição dos saberes necessários à prática docente, mas também nos referimos àqueles que constituem e acompanham informalmente todo o processo formativo, como por exemplo no caso das representações trazidas pela cultura e pelos professores, muitas vezes são esquecidas devido à origem de sua existência.

A importância de refletir sobre as diferentes dimensões da formação e da prática e do conhecimento docente deve-se a vários motivos, entre eles a trajetória de formação dos professores, a falta de valorização da cultura e da representatividade docente como elementos formativos e o consequente surgimento da prática docente. De acordo com o atual modelo de formação de Pérez Gómez (1997), uma relação linear e hierárquica se estabelece entre o conhecimento científico e sua aplicação prática, e a mesma relação linear se estabelece entre a tarefa de ensino e o processo de aprendizagem. O modelo de aquisição de conhecimento implícito é um fator que orienta as ações e comportamentos dos professores em sala de aula, e geralmente é usado como um ponto de referência para determinar o conteúdo da aprendizagem e como ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com