TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dialética e a formação social brasileira

Por:   •  8/8/2017  •  Seminário  •  2.988 Palavras (12 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 12

Sodré e a dialética da formação social brasileira

MARCOS DEL ROIO*

Introdução

Nelson Werneck Sodré foi autor de mais de quarenta livros, nos quais abordou as mais diversas facetas da realidade nacional, sempre com a perspectiva da totalidade histórica social e com a perspectiva do debate ideológico.

Um autor tão que produziu por cerca de seis décadas tem, uma trajetória complexa e dotada de uma particularidade iluminante da própria trajetória do marxismo no Brasil. A formação militar o colocara em contato com a filosofia positivista, presente no Exército desde a crise do escravismo e da monarquia.

Sodré tem uma formação teórica afinada com o marxismo apenas em fins dos anos 1950, no período em que participou do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB).

Nessa fase, sua interlocução com a intelectualidade que girava em torno do PCB também ficou mais próxima.

Sodré estava convencido de que os fundamentos teóricos plantados sobre a crítica da formação social brasileira, ainda nos anos 1920, indicavam o caminho a ser trilhado e aprofundado na pesquisa. Sodré elaborou a sua interpretação da realidade histórica social do Brasil entre 1962 e 1965, com a publicação do que pode ser visto como uma “trilogia”.

Assim Sodré, nesse período, se destacou como intelectual capaz de incidir amplamente no seio do chamado mundo da cultura e da política da esquerda, tendo na prática elaborado a visão que predominou no PCB, ainda que outros intelectuais dignos de nota e que militavam à esquerda tenham também oferecido contribuições importantes, como os casos de Ignácio Rangel, Alberto Passos Guimarães, Ruy Facó e Caio Prado Jr. Apenas este último, porém, é amplamente citado no livro de Sodré.

A vitória das forças conservadoras e a instauração da ditadura militar em abril de 1964 não diminuíram a disposição de Sodré para o estudo e a publicação. Pela “direita” e pela “esquerda”, Sodré sofreu críticas muito pouco generosas e com claro objetivo de disputa política e ideológica. Era preciso mostrar que o autor tido por principal ideólogo do PCB estava seriamente equivocado e que a ação política do partido, alimentada por essa interpretação de Brasil, fora responsável pela derrota dramática de 1964. As críticas de Sodré diziam respeito à existência de “feudalismo” e de uma “burguesia nacional”.

Sodré buscou seus fundamentos teóricos na obra da Marx, em especial O capital, e de marxistas como Lenin, Rosa Luxemburgo e Lukács.

Sodré tem apreendido a particularidade da formação social brasileira a partir da elaboração de Lenin e Mariátegui.

Escravismo e feudalismo na colônia

Para Sodré era necessário identificar antes a natureza da forma social portuguesa para que se pudesse bem analisar a realidade da colonização. Não podia haver dúvida de que Portugal era um reino feudal, no qual predominava a nobreza da terra e o trabalho servil.

No entanto, em vez de se debilitar, o domínio da nobreza em Portugal

se fortaleceu com as doações de terras conquistadas aos árabes. Os laços enfraquecidos pela luta militar voltaram a enrijecer-se. A conquista robusteceu-os, e a produção feudal se restabeleceu. Com o agravante de uma área escravista que vai aparecer no extremo sul. (Sodré, 1962, p.29)

Marx alimenta a sua orientação geral.

Para Sodré, Portugal era um país no qual ainda predominava o feudalismo. Sodré pode se agregar, mas de forma bastante crítica, àquela linha historiográfica presente no Brasil desde o século XIX, que entendia ser feudal o Brasil das origens.

Sodré descarta desde logo a tese do capitalismo, pois

os que apoiaram a tese da existência de características capitalistas na empresa da colonização foram levados a isso, certamente, pela confusão que reinou por longo tempo entre as noções da capital comercial, característica da fase mercantil, e capitalismo. Hoje, parece claro que, embora tenha contribuído para a transformação de que resultou o aparecimento do modo capitalista de produção, o capital comercial, como se apresentava na época da expansão ultramarina, estava longe [...] de caracterizar o referido modo de produção. (Sodré, 1962, p.82)

Sodré assume parcialmente a tese do escravismo, proposta por Celso Furtado (1959) e, ao mesmo tempo, formula uma original visão sobre a formação social brasileira, que pode ter sido inspirada em Mariátegui (e respaldada por Lenin). Furtado e Sodré defende que o escravismo foi a forma sócio produtiva predominante na época colonial, mas acaba por desenvolver também uma formulação sobre o surgimento e desenvolvimento de um particular feudalismo no Brasil.

Quando teve início o processo de conquista e colonização do território que viria a ser o Brasil, houve um esforço de transplantar a forma feudal prevalecente no Reino, como demonstra a legislação que implantou as donatárias como forma de ocupação territorial.

O resultado foi que o feudalismo existente no Reino regrediu ao escravismo forjado na colônia. Iniciava-se assim a experiência histórica de um escravism o colonial, que tinha a sua produção voltada para o exterior, enquanto importava trabalhadores escravizados da África. A consolidação do escravismo colonial dependeu sempre do capital comercial.

No entanto, ele lembra que

as relações feudais, por vezes, misturavam-se às escravistas. O proprietário do engenho era, por vezes, proprietário de grandes extensões do interior, obtidas à base do direito feudal, e detentor, por todos os motivos, de privilégios senhoriais. De cunho feudal era, ainda, a estrutura política e administrativa que a metrópole instalara. (Sodré, 1962, p.84)

Assim, a ação colonizadora inicial foi empreendimento do capital comercial fincado em formas sociais feudais, que recriou formas escravistas e feudais na colônia. O escravismo era mais produtivo.

O feudalismo colonial era periferia do escravismo. Já o escravismo era periferia do reino feudal português.

No século XIX, o território brasileiro era um aglomerado de zonas agrícolas e coletoras sem conexão e relação entre si, que buscavam a sobrevivência e a exportação daquilo que produziam, fosse chá, algodão, açúcar, fumo, couros, com base em trabalho escravo ou servil. Mesmo assim já se podia falar da existência de uma “classe senhorial”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com