TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação europeia no século XX

Tese: Educação europeia no século XX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Tese  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

A Educação Européia no século XX

A EDUCAÇÃO EUROPÉIA NO SÉCULO XX

O século XX inicia com a consolidação dos estudos científicos da criança. Alfred Binet defendeu a idéia da “pedagogia experimental” e deu início a elaborações de escalas e testes das funções psicológicas, as quais iriam exercer influência nas futuras gerações de educadores.

Médicos e outros sanitaristas fizeram – se cada vez mais presentes na orientação do atendimento às crianças em instituições fora da família.

Após a primeira guerra mundial, houve um grande número de crianças órfãs e descuidadas. As instituições cuidavam da educação infantil.

Ovídio Decroly, médico Belga, trabalhou com crianças excepcionais e elaborou uma metodologia de ensino que propunha atividades didáticas diversas.

Decroly defendia um ensino voltado para o intelecto e é conhecido ainda por defender rigorosamente observações dos alunos a fim de poder classifica – los em turmas homogêneas.

Decroly preocupava - se com o domínio de conteúdos pela criança em três eixos: observação, associação e expressão.

Já Maria Montessori foi encarregada por uma clínica psiquiatra de Roma para trabalhar com crianças deficientes mentais

Montessori propunha uma pedagogia científica da criança, ao mesmo tempo em que opunha-se a concepções que considerava materialista.

A criança era disciplinada pelo trabalho que ocupava. Ao educador caberia uma atitude discreta de preparação do ambiente e de observações das iniciativas infantil.

Montessori teve com marca distintiva a elaboração de materiais adequados à exploração sensorial pelas crianças e específicos ao alcance de cada objetivo educacional.

Montessori criou instrumentos especialmente elaborados para educação motora ligados sobre tudo à tarefa de cuidado pessoal e para a educação dos sentidos e das inteligências.

Outro estudioso foi Freinet um dos educadores que renovou as práticas pedagógicas de seu tempo.

Para ele a educação que a escola dava às crianças deveria extrapolar os limite da sala de aula e interagir-se às experiências por elas vividas em seu meio social.

A pedagogia de Freinet organiza-se ao redor de uma série de técnicas ou atividades, entre elas o desenho livre, texto livre, o jornal escolar e o livro da vida. Inclui ainda as oficinas de trabalhos manuais.

Apesar de não ter trabalhado diretamente com crianças pequenas suas experiências teve impacto marcantes sobre as práticas didáticas em creches e pré – escolas em vários Países.

Na década de 50, observa – se no contexto internacional pós segunda guerra Mundial, nova preocupação com a situação social da infância e a idéia da criança como portadora de direitos, tal destaque aparece expresso na Declaração Universal dos direitos da criança.

A expansão dos serviços de educação infantil na Europa e nos Estado Unidos foi sendo influenciada cada vez mais por teorias que apontavam o valor da estimulação precoce no desenvolvimento a partir do nascimento.

A defesa da brincadeira como recurso para o desenvolvimento infantil levou pais de classes médios a buscar a organização de play groups, para o atendimento de seus filhos pequenos.

Os play groups, eram vistos pelos pesquisadores como contextos importantes para detecção precoce de problemas de saúde física e mental.

John Bowlby foi convocado pela Organização Mundial de saúde para analisar a situação, chamada de “privação materna” de muitas crianças na Inglaterra durante a segunda guerra mundial - quando milhões de mulheres foram mobilizadas pelo esforço bélico e separada de seus filhos os quais eram encaminhados para instituições.

“Já outras descobertas científicas sobre o desenvolvimento infantil – como o construtivismo de Constance Kamii e os trabalhos de Emília

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com