TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

А educação infatil europeia no século XX

Artigo: А educação infatil europeia no século XX. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Artigo  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

A EDUCAÇÃO INFATIL EUROPEIA NO SÉCULO XX

O Psicólogo Alfred Binet defendia a ideia, da psicologia experimental onde se deu inicio escola de testes de avaliação, no que influenciou as futuras gerações. Teve grande influencia de médico e sanitaristas, que estiveram presentes na orientação e no atendimento a famílias, pois com o inicio da primeira guerra mundial, teve grande aumento no número de crianças órfãs, com isso as funções de higiene de dos hospitais acabaram tendo grande destaque.

Para que houvesse diminuição na mortalidade infantil, houve um grande estimulo nos lares e em creches que eram orientados por especialistas na área.

Ovidio Declory e Maria Montessori, tiveram grande influência; Declory em 1901 elaborou a metodologia que tinha como proposta atividades didáticas baseadas na ideiade totalidade do funcionamento psicológico e no interesse da criança, sua metodologia abordava três eixos da criança: a observação, associação e expressão. Já Maria Montessori, sua metodologia era voltada a crianças com deficiência mental, e sua metodologia era cientifica, era a favor da possibilidade da estimulação da criança, onde era estimulador o seu saber nos momentos sensíveis, o educador por sua vez avaliava a percepção da criança onde ele se tornaria figura de referência.

Na década de 50 pós Segunda Guerra Mundial, ocorreu nova preocupação com a situação da criança como portadora de seus direitos, houve uma expansão dos serviços de educação infantil principalmente na Europa e nos Estados Unidos, onde eram apontadas inúmeras teorias em relação a estimulação da criança no brincar, tendo como recurso do seu desenvolvimento, levando com que pais de classe média buscassem proporcionar a criança tal lazer. Isso fez com que reconhecesse o direito da criança à infância , suas linguagens e formas de representação foram cada vez mais valorizadas, pela indústria e publicidades, acabou fazendo com que houvesse uma transformação nos educadores, pois suas praticas foram questionadas e tiveram que se especializar profissionalmente.

OS PRIMEIROS PASSOS DA HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL.

NO período em que se precedeu a proclamação da República, houve a criação de creches no Brasil pois a mortalidade infantil ainda era predominante, também a abolição onde os filhos dos escarvos não tomariam seus lugares, foram criada então creches asilos e internatos, onde eram vistos como solução de todos os problemas. Isso gerou muitos debates com interferência de politica s públicas, em 1877, foram surgindo os primeiros jardins de infância públicos, em São Paulo e Rio de Janeiro, a principio foram julgados como escolaridade precoce, eram tidos como prejudiciais a infância onde apontavam que estariam tirando a criança de seu ambiente domestico. Nesse período a preocupação era com as camadas mais pobres, pois com o aumento da mão de obra masculina estava na lavoura as mulheres foram trabalhar em fabricas, que na época tiveram que admiti-las, isso fazia com que mães operarias tivessem que tomar soluções emergentes. Algumas fabricas criaram creches e escolas como uma forma vantajosa, provocando por sua vez o aumento da produção.

Foram criadas também desde a década de 30, mas que em meio a tanta revolução iam tomando cada ves mais destaques em meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com