TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elite Cafeicultura e Suas Práticas

Por:   •  13/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Claretiano

História

História do Brasil - República

Francisco Oliveira  Braga

Com a chegada de Prudente de Morais no poder em 1894 até com Washington Luís em 1930 a elite cafeeira de São Paulo  toma a liderança Nacional em termos políticos  e utiliza-se de meios para manter-se no poder.

Os mecanismos utilizados para conseguir se manter no poder foram : a política dos governadores, o coronelismos e a aliança entre minas gerais e são paulo com seus partidos PRP República Paulista  e PRM , Partido Republicano Mineiro.

 A política dos governadores era uma troca de favores entre as oligarquias federais e estaduais assim os governadores estaduais apoiavam a política do Presidente da República e em troca recebiam apoio do governo federal. Como consequência desse acordo, foi a redução de opositores tanto na esfera federal  e estadual, mantendo o poder nas mão da elite agrária.  Permitindo que a  de elite cafeeira manter se firme no poder.

Entre os políticos haviam o acordo entre a União e os Estados. Mas os eleitores  poderiam votar em qualquer político, inclusive nos opositores. Então para evitar que isso ocorresse a figura do coronel foi muito importante.

 Os coronéis eram  grandes proprietários de terra, que com sua força econômica, acabou estendendo seus interesses sobre a política na região onde viviam. O coronel detinha o poder de controlar o eleitorado  de sua região, assim apoiava o candidatos  indicados pela elite ou seja com o coronelismo a política dos governadores conseguem estender o seu poder até o eleitor.

O domínio que ele exercia sobre eleitorado se provêm de toda espécie de favores  que os moradores da região tinha com o coronel, que em troca pedia para que votassem nos políticos indicados por ele. Como na constituição de 1891 a voto era aberto e não obrigatório e não havia uma justiça eleitoral,  permitiu assim mais controle sobre o eleitorado.

Além de obrigar os eleitores a votarem, pois o voto não era obrigatório e votarem em candidatos escolhidos pelos coronéis, os mesários também estavam a mercê dos poderosos para garantir que o voto fosse para o candidato escolhido. Assim realizava-se todo tipo de fraude desde alterações dos resultados, contagens erradas, falsificação de urna e outras medidas que pudesse privilegiar e manter o poder políticos das oligarquias agrárias. Tais oligarquias tinham sobre o seu comando o elite cafeicultora.

O café já eram antes da república o principal produto de exportação do Brasil formando um grupo de latifundiários com poder econômico sobre a sociedade, tendo influenciado diretamente no retardo da abolição dos escravos, ou seja, tinham grande influência no império, porém estavam desconte com o mesmo e contribuíram para derrubada de Dom Pedro II. A oligarquia do café queria ter maior controle sobre a política nacional.

E com advento da república, pouca coisa muda, o país ainda continua tendo uma economia voltada para agricultura latifundiária sendo seu principal destino o mercado externo.  Acabando a fase militar do república, os latifundiários conseguirem chegar no mais alto posto, o de presidente com  Prudente de Morais e logo em seguida por Campos Salles . Então mecanismo de proteção aos interesses dos latifundiários,  são colocados em práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com