TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Nova

Por:   •  3/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Regional de Blumenau

CCHC - Curso História    

História da Educação - I Semestre 2015

Prof.: Renato José Jaques

Aluna: Maria Luiza F. Gunther

________________________________________________________________

PILETTI, Claudinho; PILETTI, Nelson. História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Editora Contexto, 2012. p. 18 - p. 27.

________________________________________________________________

O texto apresenta, de uma forma ampla, diferentes tipos de sistemas educacionais e seus desenvolvimentos ao longo do tempo. É possivel perceber que há grande influencia da religião de cada lugar durante na formação de um sistema de ensino, pois suas doutrinas estão intimamente ligadas com a criação de um conceito de como o mundo funciona, que é o inicio do que se entende por educação.

Começando por algumas das formas de educação orientais os autores trazem os exemplos do Japão e da India. No Japão a educação era baseada em dois livros, Kotio - livro dos deveres familiares - e Rongo - a filosofia de Confucio e suas doutrinas eram baseadas principalmete no budismo. Na India as principais caracteristicas eram de uma educação de castas, ou seja, baseada em que posição social a pessoa se encontrava, e todos os seus estudos tinham fundo religioso, estudandava-se o catecismo budista e os vedas. Ambas as metologias trazem a questão de veneração ao mestre e exclusão do ensino para mulheres.

O proximo sistema de ensino representado no texto é o Hebraico. Que teve transformações após o periodo de escravidão, antes era centralizada na familia, não haviam escolas e o pratriarca era a fonte e simbolo da educação. Porém com a libertação do povo hebreu os sacerdotes e profetas se reuniram para estudar a segrada escritura e principalmte o livro chamado Levítico, criando assim as escolas dos profetas. Entre os judeus as escolas elementares surgiam mais tarde e o unico registro que se tem é o Talmude, que é a coleção de tradições rabinicas que interpretam a lei de Moises, fala da escola. Seu metodo de ensino se basea na repetição e revisão além de terem o costume de juntar trabalho intelectual e manual trazendo uma dupla segurança em suas vidas. Por sua grande preocupação com os estudos atualmente os judeus tem melhor desempenho nos estudos, fazendo nos questionar o que falta para que cheguemos lá também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com