TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola dos Annales

Por:   •  7/12/2018  •  Seminário  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri[pic 1][pic 2]

Faculdade Interdisciplinar em Humanidades

Introdução aos Estudos Históricos

Diamantina – MG

08 de março de 2018

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Faculdade Interdisciplinar em Humanidades

Carl Jung Rodrigues

Marco Alberto

Trabalho apresentado ao curso BHU da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – Campus Diamantina-MG como parte das exigências para a pesquisa da disciplina Introdução aos Estudos Históricos ministrada pela Profª. Drª  Edneila Chaves.

Diamantina – MG

08 de março de 2018

Introdução

        

        A Escola dos Annales foi um movimento historiográfico que surgiu no século XX na França. Em 1929 na França foi criada uma revista pelos historiadores  Marc Blach e Lucien Febvre  com o nome de ANNALES, durante os meados de 1930 a revista tornou símbolo de uma corrente historiográfica e ficou identificada como Escola dos Annales .

        Marc e Lucien tinham uma grande proposta, eles queriam acabar com a visão positivista da escrita da História onde a mesma tinha dominado no século XIX e XX, a primeira geração dos Annales foi o ponto de partida para novas abordagens históricas, eles queriam um novo modelo que pudesse substituir  visões breves por grandes análises de melhor compreensão das civilizações das mentalidades. Eles criaram uma nova proposta onde a mesma foi de grande impacto e renovadora colocando em questionamento a historiografia tradicional. Na Escola dos Annales eles argumentaram que o tempo  histórico apresenta ritmos diferentes para os acontecimentos, principalmente os de simples  acontecimentos, conjuntural e estrutural. Eles usaram a obra de Fernand Braudel, O Mediterrâneo, onde esta foi o grande símbolo da ação representada.  

   A Escola dos Annales deixou sua marca bem notável de historiografia, e continua existindo ate hoje. Ela passou por quatro fases desde o seu surgimento, a primeira a fase de fundação por Marc Bloch e Lucien Febvre, a segunda  em 1950 por  Fernand Braudel, na terceira  geração passou a ser pesquisadas por mais historiadores um deles são Jacques Le Goff e Pierre Nora, a quarta geração iniciou no período de 1989 por Georges Duby e Jacques Revel.

Desenvolvimento

        Para situar melhor a apresentação sobre o Movimento dos Annales ou Escola dos Annales, é válido entender o que os precede na categoria de História. Na Antiguidade, Heródoto e Tucídides, a história vinha sendo escrita através de um sem-número de variações. Mas de forma hegemônica – pode-se dizer – era focada nos grandes feitos, acontecimentos políticos e grandes homens – aqui uma observação sobre questão de gênero: informação extraída do livro A Escola dos Annales, de Peter Burke.

        A primeira crítica a esses métodos historiográficos surgiu no século XVIII com o Iluminismo, onde buscou-se debruçar os estudos históricos sob outras óticas que não as hegemônicas de até então, uma delas seria estudar as estruturas de organização da sociedade, como o feudalismo. Adiante, com a “Revolução Copernicana”, um historiador chamado Leopold von Ranke, houve um certo regresso no sentido de se fazer uma história sociocultural, devido a um novo paradigma histórico levantado através da história feita por ele e seus seguidores, e esse paradigma é: a grande ênfase da disciplina nos estudos a partir das fontes de arquivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com