TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  10/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CEL0468

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

CONVERSA COM UM PROFESSOR DE QUALQUER ETAPA DA EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO OU ENSINO SUPERIOR

ROGÉRIO ROCHA

Licenciatura em História

202002731745

Junho 2020

Entrevista

A professora Cristiane Aparecida Pires, é responsável pelo 5º ano B do Ensino Fundamental, na Escola Municipal De Ensino Fundamental Professor Geraldino de Moraes, cidade de João Ramalho – SP. Como estamos atravessando um período de isolamento social, a professora me concedeu a entrevista por telefone.

1 – Na sua opinião, o que é ensinar?

Entendo que ensinar é transmitir, ou compartilhar conhecimento. Especialmente nas relações entre professores e alunos, o ensino se dá significativamente por meio de uma relação mútua, pois ambos trocam aprendizagens e experiências diariamente.

2 – Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

De forma bem flexível, procuro adequar meus procedimentos à necessidade da turma como um todo, sem perder de vista o perfil de cada aluno, para assim proporcionar uma atmosfera propícia à aprendizagem.

3 – Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Aprecio a obra de Vygotsky, por isso, como professora assumo o papel de mediadora do conhecimento dos alunos. Procuro considerar o ambiente onde os eles vivem, suas experiências socioculturais, seus históricos familiares, dentre outros fatores externos que possam influenciar na vida escolar.

4 – Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha os conflitos?

As relações interpessoais acontecem tanto de forma natural entre os alunos, como mediada por mim. Como professora proponho atividades que gerem interação social na classe. E havendo conflitos, sempre procuramos a resolução por meio do diálogo em sala, valorizando o ponto de vista de todos os envolvidos.

Relatório

Com o objetivo de refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, fazendo uso dos conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação, realizei a entrevista descrita acima com a professora Cristiane Aparecida Pires. Devido ao período de isolamento social que vivemos, não foi possível observar as práticas educacionais da professora.

Por telefone, a educadora me transmitiu um pouco de sua experiência no ambiente de ensino. Destacou a importância da troca de saberes entre professores e alunos (fator não valorizado por modelos de educação ultrapassados) além de salientar a transversalidade de diversos temas levantados pelos próprios alunos em sala, o que demanda maior capacitação dos educadores e competência de interação com outros conteúdos. A professora também apontou para a necessidade de maior participação da família na vida escolar da criança, pois a falta desta tem prejudicado muito a formação dos alunos, exigindo esforços redobrados dos educadores na transmissão do saber.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com