TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA NA HISTÓRIA

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Tendo em vista a discussão realizada no fórum acerca do texto de A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR (Dermeval Saviani) e o quadrinho "As sombras da vida", de Maurício de Souza, elabore um texto de até 200 palavras que contemple os seguintes pontos:

a) A relação entre educação e filosofia.

b) A necessidade da reflexão filosófica na formação e prática docente.

* Não serão aceitas transcrições literais de trechos de textos, seja de livros ou internet, somente com a formatação correta de citação e referências bibliográficas completas. A identificação de cópias indevidas acarretará na atribuição de nota zero.

Objetivos da atividade

Espera-se que o aluno seja capaz de:

Refletir criticamente sobre a realidade social, histórica, política e cultural;

Construir textualmente argumentos que relacionem os conceitos solicitados na atividade.

Resposta:

As relações entre a educação e a filosofia são tão intrínsecas que John Dewey pôde afirmar que as filosofias são, em essência, teorias gerais em educação. Claro ele referia a filosofia como filosofia de vida. Sendo a educação que os jovens adquirem. Considerando a idéia sobre o conceito de filosofia de Derme Val Saviani, no texto “A filosofia na formação do educador, temos que “o ponto de partida da filosofia é, pois esse algo que damos o nome de problema. “Eis, pois o objetivo da filosofia.” Portanto filosofia da educação e a reflexão radical, rigorosa e de conjunto de acerca dos problemas de educação. Radical porque e reflexão profunda em busca das coisas; rigorosa, pois trata de reflexão que se procede com rigor, com método; e de conjunto porque o problema não deve ser analisado isoladamente do contexto que o cerca.

Hoje em dia a mesma situação ainda ocorre com freqüência, apesar do hem ter saído da caverna para contemplar o mundo exterior, houve certo receio para comunicar aos outros, com medo de represarias. Na atualidade, é um pouco o contrário que realmente acontece. Diversos meios de aparelhos existem para o entretenimento para usarmos sem nem mesmo sair de casa, como TVs, Internet, Vídeo Games, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com