TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação de Identidade

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de Formação de Professores

Professora: Roseane Adão

Nome: Fernanda Barbosa de Lima

Disciplina: Didática                   Turma: 7

Resumo do Texto: A busca pela formação da identidade docente: a autonomia em construção pela problematização, diálogo democracia

Esse artigo busca nos informar sobre a formação dos professores e os problemas da educação no nosso país, onde a formação de docentes tem como prioridade a quantidade de professores em formação e não a qualidade desta formação. As leis que regem  a educação não visam a educação e uma escola de qualidade para os alunos.

Atualmente nas escolas ocorrem  disputas de poder e os interesses particulares, onde estes acabam piorando a situação da educação brasileira causando a violência, as dificuldades no processo de aprendizagem e de ensino, o fracasso escolar e etc. Como exemplo disso está  o baixo desempenho em avaliações internas e externas. A escola não está dando conta de lidar com esses problemas e com isso não consegue cumprir com a sua função básica que é de ensinar e preparar os alunos para o futuro, muitos destes sequer chegam ao ensino médio sabendo ler e escrever.

Através da educação os homens mais humanizados ajudam aos menos experientes a se humanizarem, para Paulo Freire "não há docência sem discência" ( Pág. 6), da mesma forma não ocorre o inverso. Para Freire a democracia é uma construção coletiva, pautada no dialogo, está democracia não acontece de uma hora para outra, se dá através de um processo juntamente com a liberdade e a autonomia. A educação nos dias atuais tem como papel a formação para a autonomia em meio as discussões voltadas a problemática da sua realidade. O educador estando consciente do seu papel estaria pronto para a melhoria do seu padrão e para uma educação critica/democrática.

A grande proposta da educação democrática, libertadora é de que não se pode distinguir os que educam e os que são educados, ambos educam e se educam e vice e versa. Ou seja, é uma relação baseada no diálogo continuo e esse diálogo conforme diz Gadotti necessita da interação entre docente e discente para que ocorra a comunicação.

Assim, para que se evitem os problemas no ambiente escolar, como a disputa de poder (já dito anteriormente)e a falta de diálogo entre docentes e discentes, deve-se garantir uma melhoria no processo de formação dos professor visando a qualidade do ensino e não a quantidade de formandos, como ocorre atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com