TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GUERRA DO VIETNA

Por:   •  16/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

GUERRA  DO  VIETNÃ

A derrota da grande potencia - EUA

Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones (Engenheiros do Hawaii)

Era um garoto
Que como eu
Amava os Beatles
E os Rolling Stones...

Girava o mundo
Sempre a cantar
As c..oisas lindas
Da América...

Não era belo
Mas mesmo assim
Havia mil garotas afim
Cantava Help
And Ticket To Ride,
Oh! Lady Jane and Yesterday...

Cantava viva à liberdade
Mas uma carta, sem esperar,
Da sua guitarra, o separou
Fora chamado na América...

Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs...

Era um garoto
Que como eu!
Amava os Beatles
E os Rolling Stones
Girava o mundo
Mas acabou!
Fazendo a guerra
No Vietnã...

Cabelos longos
Não usa mais
Nem toca a sua
Guitarra e sim
Um instrumento
Que sempre dá
A mesma nota
Ra-tá-tá-tá...

Não tem amigos
Não vê garotas
Só gente morta
Caindo ao chão
Ao seu país
Não voltará
Pois está morto
No Vietnã...

Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
No peito um coração não há
Mas duas medalhas sim....

Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...

Ra-tá-tá tá-tá ...
Ra-tá-tá tá-tá ...

Essa musica dos anos 80 resume muito bem o que aconteceu com milhares de jovens estadunidenses que lutaram na guerra do Vietnã, que ocorreu entre os anos de 1959 a 1975 e é considerado como o conflito mais violento da segunda metade do século XX.

ANTECEDENTES

A região conhecida como Indochina, região assim chamada por está localizada entre a Índia e a China, ocupa uma península do sudoeste asiático e era dividida entre o Vietnã, a Laos e o Reino do Camboja. A qual ficou sobre o domínio do colonialismo francês entre 1883-5 ate a ocupação japonesa em 1941-45. Com a queda da França, formou-se o governo colaboracionista de Vichy aliado dos nazistas. Mas depois da derrota do         Japão na segunda guerra mundial em 1945, os Franceses tentaram recolonizar toda a Indochina.

O LIDER

Ho Chi Minh (aquele que ilumina) tornou-se um dos mais importantes e lendários líderes nacionalistas e revolucionários do mundo no após-guerra. Em 1919 nas conferencias de Versalhes que tinham o objetivo de fixar um novo mapa mundial, o jovem Ho Chi Minh solicitou aos negociadores europeus que fosse dado ao Vietnã um estatuto autônomo. Ninguém lhe deu resposta, mas Ho Chi Minh tornou-se um herói para o seu povo.

Ele fundou o Partido Comunista em 1930 e o seu sucessor o Viet-minh (Liga de independência do Vietnã), em 1941, que encabeçou uma luta contra a presença francesa na região. Logo depois, esse mesmo movimento teve que fazer frente aos interesses imperialistas japoneses na região.

Passado os conflitos da Segunda Guerra, os vietnamitas ainda tiveram que sofrer com as lutas travadas na Guerra da Indochina, conflito onde a França tentou retomar o controle da região. Uma guerra que durou 8 anos e que só teve fim com a batalha de Diem Biem Phu, em 1954, quando as forças do Viet-minh comandadas por Giap, cercaram e levaram os franceses a rendição.

CONFERÊNCIA DE GENEBRA

Após a rendição da França, os dois países concordaram em fazer um acordo, realizado na cidade de Genebra (Suíça). Esse tratado tem três pontos principais:

  1. o Vietnã seria momentânea-mente dividido em duas partes, a partir do paralelo 17, no Norte, sob o controle de Ho Chi Minh e no Sul sob o domínio do imperador Bao Dai, um títere dos franceses;
  2. haveria entre eles uma Zona Desmilitarizada (ZDM);
  3. seriam realizadas em 1956, sob supervisão internacional, elei-ções livres para unificar o país. Os Estados Unidos presentes no encontro não assinaram o acordo.

Mas o ultimo ponto do acordo não foi cumprido, pois a possibilidade de reunificação do território sob um governo socialista apavorava as grandes potencias política e economicamente. Por isso, o  primeiro-ministro do Vietnã do Sul Ngo Dinh Diem proclamou a independência do Sul, cancelou as eleições e tornou-se o ditador.

A partir de então Diem teve o apoio dos EUA, primeiro em armas e dinheiro e depois em instrutores militares. Diem reprimiu as seitas sul-vietnamitas, indispôs-se com os budistas e perseguiu violentamente os nacionalistas e comunistas, além de conviver, como bom déspota oriental, com uma administração extremamente corrupta. Em 1956, para solidificar ainda mais o projeto de contenção ao comunismo, especialmente contra a China, o secretário John Foster Dulles criou, em Manilla, a OTASE (Organização do Tratado do Sudeste Asiático), para servir de suporte ao Vietnã do Sul.

A GUERRA CIVIL E A INTENVENÇÃO AMERICANA

Em 1960 os comunistas e nacionalistas formaram uma Frente de Libertação Nacional (FLN), mais conhecida como vietcongs, que lutavam contra a ditadura de Diem sediado em Saigon. Por não ter forças de vencer seus inimigos, o ditador Diem pediu apoio do presidente Kennedy dos EUA, que enviou os primeiros "conselheiros militares", que depois da sua morte em 1963, foram substituídos por combatentes. O seu sucessor, o presidente L. Johnson forja o incidente do Golfo de Tonquim e o usa para aumentar a sua intervenção na região.  Nesse incidente um navio americano teria sido atacado por lanchas vietnamitas em águas internacionais (na verdade era o mar territorial norte-vietnamita), quando patrulhava o Golfo do Tonquim. Assim os norte-americanos consideraram esse episódio como um ato de guerra contra eles, fazendo com que o Congresso aprovasse a Resolução do Golfo de Tonquim, que autorizou o presidente a ampliar o envolvimento americano na região.

O conselho nacional de segurança dos EUA recomendou uma escalada em três estágios do bombardeiro aéreo ao Vietnã do Norte. A campanha de bombardeiros tinha o objetivo de obriga ao governo de Hanói suspender o apoio a Frente de Libertação Nacional (os vietcongs do sul) ameaçando destruir as defesas aéreas e sua estrutura industrial e ao mesmo tempo dar uma injeção de animo ao povo sul vietnamita. Entre março de 1965 e novembro de 1968, a operação ‘Rolling Thunder’, como foi chamada, contemplou o norte do país com um milhão de toneladas de mísseis, foguetes e bombas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com