TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA EJA E O PAPEL DO PROFESSOR NESSA MODALIDADE DE ENSINO.

Por:   •  26/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

LICENCIATURA HISTÓRIA – 3º SEMESTRE

THIAGO TOLEDO SOARES

Produção textual Interdiciplinar

A IMPORTANCIA DA EJA E O PAPEL DO PROFESSOR NESSA MODALIDADE DE ESINO.

[pic 3]

VERA

2020

THIAGO TOLEDO SOARES

Produção textual Interdiciplinar

A IMPORTANCIA DA EJA E O PAPEL DO PROFESSOR NESSA MODALIDADE DE ESINO.

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Metodologia Cientifica; Educação de Jovens e Adultos; Fundamento da Educação; Educação Formal e Não Formal; Didática: planejamento e valaiação; Praticas Pedagógicas Gestão da Sala de Aula.

Professores: Maria Luzia Silva Mariano; Tatiane Mota Santos Jardim; Camila Aparecida Pio; Natalia Gomes dos Santos; Mari Clair Moro Nascimento; Tatiane Mota Santos Jardim

Tutora eletrônica: Caroline Torres Minorelli

[pic 4]

VERA

2020

Sumário

Sumário        3

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

Histórico da desigualdade de Gênero        5

Questões de Gênero no ambiente escolar        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

INTRODUÇÃO

Dentre todos os avanços sociais conquistados ao longo da história da humanidade, o que sem duvida é de extrema relevância para todas as pessoas e todos os lugares do mundo é o direito a educação. Mais do que mero aquisição do código escrito de determinada língua é principalmente o empoderamento pessoal. Contudo em pleno século XXI ainda se pode perceber alguma dificuldade de se fazer acessível a todas as pessoas tal direito. Para isso se tem criados diversos mecanismos no âmbito legal em cada país, a exemplo do Brasil onde tal direito é assegurado na carta Magna. Com esses mecanismo e também com todo o cabedal de conhecimento cientifico a esse respeito pretende-se nesse trabalho apontar qual é a necessidade, a importância e os desafio que estão evolvidos em assegurar o direito a educação àqueles que já “passaram” da idade escolar. Essa é a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pretende-se também apresentar qual é a importância da atividade docente nessa modalidade de ensino para então poder determinar quais são as prerrogativas que tal profissional deverá buscar a fim de desenvolver perfeitamente seu trabalho no ensino do público alvo da EJA.


DESENVOLVIMENTO

Direito à educação, um breve histórico.

Vive-se um momento da história da humanidade em que após diversas lutas travadas entre as diversas classes antagônicas desde a antiguidade até a modernidade, tais como plebeus e patrícios na Roma antiga, nobreza e burguesia na idade média, proletários e burgueses na idade moderna, apesar de todas essas lutas, ainda persiste muita desigualdade em diversas esferas das sociedades. Muitos avanços foram alcançados, como o direito ao voto, o voto das mulheres, a abolição da escravatura, direitos dos trabalhadores, etc. Entre esses direitos alcançados se encontra o direito a educação.

Conforme CURY (2002) “O direito à educação escolar é um desses espaços que não perderam e nem perderão sua atualidade”.

Quase a totalidade dos países do mundo atualmente possuem em sua legislação algum direito no que diz respeito a garantia do direito ao acesso gratuito a educação básica. Desde a declaração Universa dos Direitos do Homem, de 1948 muitas outras declarações, legislações, pactos e convenções vêm sendo firmados mundialmente a fim de garantir a educação a todos os homens em todos os lugares.

Se tratando de um direito fundamental é preciso garantir o acesso de fato daqueles a quem o tal é assegurado. Para isso é preciso que o ele esteja presente na lei dos estados nacionais que compõe todo o corpo de direitos e deveres dos mesmo.

A história do direito a educação remonta o inicio do séculos XIX e suas revoluções. Até aquele momento a educação era um privilégio reservado apenas as classes nobres da sociedade e sua oferta era sempre tutelada pela igreja. No contexto do enfraquecimento da hegemonia da Igreja Romana, pela reforma protestante, pelo renascimento e pelo iluminismo surge o interesse e a necessidade de que a educação fosse expandida a todas as pessoas das demais classes além da minoria formada pela nobreza e o clero.

Durante o processo a garantia do acesso universal a educação descolou-se da ideia liberal de estado mínimo, visto que a única força da capaz de assegurar o acesso igualitário a educação seria o estado. Isso acabou por se chocar com o laissez-faire.

Também ao ser confiado ao estado o dever de “dar” educação a todos os cidadãos, outra contradição foi apresentada ao estado liberal, o direito ao acesso a educação implica no dever do estado de ofertar o ensino e o dever dos pais de matricularem suas crianças no sistema de ensino.

Na Europa essa situação surge no meio do turbilhão da revolução industrial, onde era preciso prepara mão de obra qualificada para as novas realidades de trabalho. Seus idealistas acreditavam que o homem ignorante não era capaz de contribuir positivamente para o avanço da sociedade liberal e capitalista em ascensão. Era preciso “iluminar” as mentes das crianças a fim de prepara-las para sociedade.

Visto todas as dificuldades de o capitalismo enfrentou na Europa durante a transição do século XIX e XX, com o surgimento de uma alternativa ao capitalismo, o ideal socialista surge com a Idea de que garantir educação a classe operária seria dar a ela possibilidade de participação política e de ascensão social.

Conforme CURY (2002) “com a justificativa de impulsionar o individuo na busca da educação, muitos países farão da educação primária uma condição para o exercício dos direitos políticos”.

Assim o estado liberal do século XX irá confiar a educação ao poder estatal, já que a educação passa a ser entendida como um bem de interesse coletivo.

Cada país ao longo da história enfrentou suas dificuldade com a implementação das políticas de universalização do ensino, visto que tal ficou compreendido como indispensável para o exercício da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com