TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO USO DAS FONTES HISTÓRICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DO USO DAS FONTES HISTÓRICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA  

ISABELA ALICE NUNES DE ALMEIDA

PROF.ª: RENALLE FARIAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI

Licenciatura em Historia (HID0537/4) – Estágio I

07/11/2018

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância do uso das fontes históricas no processo de ensino-aprendizagem de Historia na educação básica, pautado na realização de observações durante o período de estagio, sobre o uso de fontes históricas e sua eficiência na educação. Nessa perspectiva, tratou-se da absorção dos alunos em relação aos conteúdos. Com a finalidade de evidenciar relativamente o uso de fontes.

                                                                                                                                           PALAVRAS-CHAVE: Fontes históricas. Ensino-aprendizagem. Educação básica.    

 INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico tem por finalidade no modulo de estagio I, do curso de licenciatura em Historia, aplicar as dinâmicas do ensino de historia, como área de concentração. Por conseguinte, delineia-se como objetivo principal dessa pesquisa a importância do uso de fontes históricas no processo de ensino-aprendizagem de Historia na educação básica. Dessa forma, destaca-se a necessidade de verificar a eficiência das fontes históricas usadas pelo professor de Historia, em relação à absorção de conhecimento dos alunos, além disso, analisar quais são as fontes mais utilizadas no ensino fundamental.

O estagio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Ângelo Moretti, no período matutino no 6° ano, a escola encontra-se localizada no município de Ourem Pará na travessa 07 de Setembro, n° 190, bairro centro. De acordo com as Diretrizes e Regulamentos do estagio foram realizadas 15h/a de observação e 10h/a de entrevista, na turma de Educação Básica.


Este artigo esta estruturado nos seguintes tópicos: introdução (aborda especificamente área de concentração, a delimitação do tema, objetivos e caraterização da instituição concedente); área de concentração: fundamentação teórica (justificativa da escolha em relação à área de concentração e a explanação do tema); vivencia do estagio; impressões do estagio (considerações finais).

                 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com o advento da Nova Historia na escola dos Annalles, a qual nos proporcionou a possibilidade de explorar novas fontes históricas para a elaboração do conhecimento e pesquisas historiográficas, ademais, ampliou os recursos didáticos e metodológicos na disciplina de Historia. Diante disso, e notável a importância do uso de fontes no processo de ensino-aprendizagem de Historia na educação básica, logo, tornando-o mais dinâmico e participativo.

Dessa forma, o professor de Historia conta com uma grande diversidade de materiais didáticos para a realização da aula, por conseguinte a ampliação do ensino destaca-se pela utilização de fontes, sendo elas: filme, musica, o próprio livro didático, fotografias, documentários, documentos escritos, historias em quadrinhos, entre outras fontes. Logo, e notório que o uso de fontes históricas ajuda no desenvolvimento critico e social do individuo, pois fazem referencia a episódios que ocorreram no passado remetendo reflexões e analises que são respostas aos acontecimentos do presente, como afirma Rusen:  

    As fontes são, no entanto, a estrada real empírica para se chegar ao cerne do pensamento histórico, do qual o historiador retorna mais sábio do que as fontes podem torná-lo. Esse ganho de eficiência do pensamento histórico, para além da mera crítica das fontes como meio de extrair informações dos fatos do passado, dá-se na interpretação (RUSEN, 2007, p. 124 apud LUPORINI, URBAN, 2015, p. 12).

Em conformidade com Luporini, Urban (2015, p. 22), “o trabalho com as fontes históricas nas aulas de Historia e um aspecto fundamental da metodologia do ensino dessa disciplina”.

Como bem nos assegura Martins (2012), historia e uma área da ciência que busca compreender, explicar e apresentar a atuação intencionável do homem no tempo. Além disso, ressalta que historia e o conteúdo a qual associa uma constante ligação entre narrativas dos livros e a outros objetos aproximados. Nesse contexto, analisa-se a relevância do trabalho com fontes históricas como ferramenta metodológica de ensino pelos professores de historia, na educação básica. Logo, e perceptível que por meio das fontes desperta-se nos educandos indagações e levantamentos hipotéticos a respeito do conteúdo abordado, inserindo-os no ambiente histórico da humanidade. Dessa maneira, como afirma a pesquisadora Schmidt (2011), pode-se dizer que, aprender historia tendo como referencia o passado, e ir ao passado mediante os vestígios que encontramos no presente.

De acordo com Barca (2005), em relação ao trabalho com fontes na educação, menciona a necessidade dos alunos conhecer metodologias que promovam a seleção e interpretação das fontes por comparação, tornando-a suficiente para avaliar e tirar conclusões que servira para o desenvolvimento do conhecimento. À vista disso, destaca-se a importância dos professores escolher as fontes de acordo com o assunto a ser estudado naquela aula. Como nos respalda Alexei Leontiev (1978), a pratica didática e os meios nela empregado devem estar iminentemente relacionados com o instrumento de analise da pesquisa.

Outrossim, e o fato dos próprios PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), salientarem a primordialidade de trabalhar com fontes no procedimento de concepção do discernimento histórico (Xavier, 2010).

Dessa forma, verifica-se que não e somente apresentar fontes históricas nas aulas para que obtenha um desenvolvimento por parte dos alunos do senso-critico vai muito além disso. Por conseguinte, Piaget (1973) afirma ser necessário que os educadores não se tornem exegeta exultante ao apresentar resultados acabados. Entretanto, ao invés disso desempenhem suas atribuições, como orientador, promovendo a atividade e a exploração.

É relevante abordar que durante o estagio observatório foi possível analisar quais fontes históricas os professores utilizam com maior frequência em suas aulas de Historia. Logo, podem destacar-se os livros didáticos e ferramentas audiovisuais para assim diversificar o ensino e não prender-se somente ao livro.

Em primeiro plano, e importante salientar que de acordo com Fonseca (2010) o livro didático e considerado na sociedade brasileira contemporânea, o principal meio de dispersão da Historia. Dessa maneira, vale ressaltar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o qual e voltado para a distribuição gratuita de livros didáticos aos alunos de escolas publicas. Ademais, segundo Fonseca (2017, p.49), o livro didático é de fato, o principal veiculador de conhecimentos sistematizados, o produto cultural de maior divulgação entre os brasileiros que têm acesso à educação escolar. Sendo assim, os livros educativos são partes fundamentais no ensino de Historia, pois norteia tanto o professor quanto os alunos durante o percurso de ensino e aprendizagem dessa disciplina, além de ser um difusor de costumes e cultura. Dessa forma, os educandos tem uma riquíssima fonte histórica, como afirma Alain Choppin (2000 ), os livros possuem numerosas fontes distintas, simultaneamente completas constituídos com inicio, meio e fim em cada unidade abordada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com