TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDÚSTRIA CULTURAL E O MEIO RURAL

Por:   •  15/9/2020  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

A INDÚSTRIA CULTURAL E O MEIO RURAL

        Desde a década de 1960 a apresentação das comunicações juntamente com a expansão da indústria cultural no Brasil, o meio rural sofreu transformações em decorrência dos interesses do agronegócio.

        O crescimento urbano modificou na geografia urbana fazendo com que os centros urbanos se mesclassem no entrono das capitas.

        Além disso, as máquinas agrícolas vêm tomando conta da mão de obra braçal fazendo com que as comunidades se organizem de forma que se faça novas apresentações de atividades de prestações de serviços.

        As novas práticas culturais atualmente giram em torno das ofertas internacionais, em consequência as lutas da reforma agrária e movimentos sociais são silenciados.

        Em contrapartida o agronegócio ganha força e o sucesso acompanhados com a modernização e o capitalismo. Expandindo-se com a homogenia da indústria cultural onde a se contribui para que a modernidade da agricultura fora sobre a lógica do capitalismo.

        Essas transformações aconteceram no campo e contribuíram  para que os colonos, boias-frias,temporários aumentassem as regiões de favelas, aumento dramáticos de movimentos de sem terra com grandes proprietários de terra.

        As estratégias da indústria cultural para o meio rural cresceu a partir da década de 1980, fazendo com que a extensão rural e privada juntamente com a indústria abrangesse todos os fornecedores e produtores rurais de grande porte que puderam se organizar e crescer simultaneamente.

        Já no final da década 1990, o meio rural de pequeno porte foi diluído e o meio rural moderno foi girando em torno somente do agronegócio.

        Em meados de 1996 a televisão criou programas pra atingir não apenas o homem do campo, mas também os grandes empresários rurais, aumentando na época pesquisas e conhecimentos potenciais para os consumidores do meio rural.

        Os deslocamentos  realizados pela indústria cultural nomearam vários sentidos sobre o meio rural onde foram utilizado vários meios de publicidades de linguagem ao esse público como literatura de cordel, propagandas, comerciais, TV, anúncios, impressos. Fazendo que com isso passassem confiança necessária aos empresários rurais e assim garantindo empréstimos com os resultados de suas colheitas. Posteriormente na década de 90 o País após a redemocratização, obteve progresso e justiça social, como exemplo que foi mostrado na TV a novela Rei do Gado onde mostrou uma Sem-terra com um empresário rural, onde se apaixonavam. Mesmo assim mostra e mostrou uma grande recusa por parte de grande parte dos latifundiários capitalistas do campo a aceitar essa integração conotando uma estrutura agrária atrasada e prepotente.

        No meio rural ainda se discute a permissiva sobre o uso do agrotóxico e a degradação do meio ambiente. O uso desses é considerado como produtivo e sem lesões a saúde humana e ao meio ambiente.          Afirmando que degradação ambiental e lesões a saúde humana são provocados pelo uso e manuseio inadequado desses, segundo vários artigos e pesquisas citam.

        O cenário rural ainda apresentou os deslocamentos semânticos. Onde atingiu ainda a música caipira que por meio da indústria cultural.           Essa  temática  e estética da música caipira teve que se adequar expressando novas formas de sociaciabilidade de consumo vencendo preconceitos entre as décadas de 60 e 70. A partir da década de 70 esses universa foi se popularizando e sendo aceito pelas elites. Surgindo duplas sertanejas que ganharam cenário nacional e internacional e homogenia entre outros gêneros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com