TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Independência de Gana

Por:   •  15/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 10

 

 

ESCOLA SUPERIOR DE JORNALISMO

 

 

 

 

 

 

 

Importância da independência de Gana

 

Curso: Relações Públicas

2° Ano

 

Discentes:

 

 

Chimoio, Abril de 2023

 

 

ESCOLA SUPERIOR DE JORNALISMO

 

 

Importância da independência de Gana

 

 

 

Curso: Relações Públicas

Escola Superior de Jornalismo

Delegação Académica De Manica

Trabalho em grupo, de carácter     avaliativo da cadeira de:

 

 Docente:  

         

 

 

 

 

Chimoio, Abril de 2023

Resumo

Este trabalho pretende analisar a importância da independência da Costa do Ouro ou Gana. Antes mesmo da independência do país, ocorrida em 1957, ganeses eram ativos participantes de congressos e seminários em busca de maior autonomia política e união entre povos africanos. Nesse período, uma importante liderança política emergiu: Kwame Nkrumah. O ganês, enquanto Primeiro-Ministro do autogoverno colonial (1952-57), Primeiro-Ministro (1957-60) e Presidente de Gana (1960-1966), passou a organizar reuniões com outras agremiações políticas em prol da libertação de outras colônias e da integração continental. Assim, Gana angariava forte reputação na luta por maior autonomia política no continente africano.

Palavras chave: importância, independência da Costa do Ouro.

Abstract

This paper aims to analyze the importance of the independence of the Gold Coast or Ghana. Even before the country's independence in 1957, Ghanaians were active participants in congresses and seminars in search of greater political autonomy and unity among African peoples. In this period, an important political leader emerged: Kwame Nkrumah. The Ghanaian, as Prime Minister of colonial self-government (1952-57), Prime Minister (1957-60) and President of Ghana (1960-1966), went on to organize meetings with other political associations in favor of the liberation of other colonies and continental integration. Thus, Ghana garnered a strong reputation in the struggle for greater political autonomy on the African continent.

Keywords: importance, independence of the Gold Coast.

Introdução

A independência do Gana é fruto da intervenção dos antigos combatentes regressados da India e da Birmânia. Estes reivindicavam para a Africa a independência que acava de si impor na Asia. Todas forcas de constatação actuação colonial vão se agrupar em torno de um advogado J.B. Dunquah através do seu partido United Gold Coast Convention (UGCC), o que equivale dizer a convenção unida da costa do ouro, constituída em 1947. Este partido deu frente a marcha de libertação quando Dunquah nomeou Francis Kwame Nkrumah para desempenhar o cargo de secretario geral do seu partido. Entretanto, neste trabalho, tem-se como foco a importância da independência de Gana.

Antes do dia da independência, Gana era conhecida como a Costa de Ouro. O nome, originalmente cunhado por negociantes portugueses, continuou sob o domínio britanico. O nome era apropriado para as ptencias coloniais, já que a região era rica em ouro, marfim e outros recursos naturais. O poder da Gra-britanha sobre suas colonias comecoua enfraquecer apos a Segunda Guerra Mundial. O pan-africanismo incentivou ainda mais a luta pela liberdade. Com o tempo, diferentes políticos locais assumiram a luta. A United Gold Coast Convention apelou à liberdade em 1947, e em 1952, Osagyefo Kwame Nkrumah liderou o governo da United Coast Covention.

A independência de Gana foi conquistada em 6 de março de 1957, tornando-se o primeiro país da África Subsaariana a conquistar a independência. O país passou a se chamar Gana, em referência ao império antigo de mesmo nome, que dominou aquela região da África entre os séculos 9 e 13. A independência trouxe uma mudança de nome. O Dia da Independência em Gana é também o dia em que o país abandonou o nome colonial, “Costa do Ouro Britânica”. A independência do Gana inspirou outros países africanos a continuarem a sua luta pela liberdade.

Enquadramento Histórico do Gana

Gana é um País situado na África Ocidental. Conhecido no passado como a Costa do Ouro, o Gana ganhou a sua independência do Reino Unido em 1957, tornando-se o primeiro país da África subsariana a libertar-se do domínio colonial. Hoje, o Gana é considerado um dos países mais estáveis em toda a África Ocidental, fruto de um processo de transição política iniciado em 1992 e que se tem traduzido num constante reforço do sistema democrático e multipartidário, no qual o aparelho judiciário é reconhecido pela sua independência. O ambiente político é ainda mais fortalecido pelas boas classificações que o Gana apresenta em matéria de liberdade de imprensa e de expressão encontrando-se entre os três primeiros países em África nestes rankings, factores que ajudam a compreender o sólido capital social de que o país beneficia, a que acresce a qualidade dos seus recursos humanos. De notar, ainda, que o Gana é dos países de mais baixo risco político em todo o continente africano e, claramente, o que menor risco político apresenta na região em que se insere: o Golfo da Guiné

Portugal foi o primeiro a penetrar no Gana por volta do século XV e foi seguido pelo Reino Unido, França, Holanda, Suécia e a Dinamarca. Quando a escravatura foi abolida no começo do século XIX os europeus deram início a procura por zonas alternativas para a prática comercial e de exploração no interior do país. O Reino Unido converteu-se na principal força de dominação da Costa do Ouro.

Nkrumah, o filho desta terra fortaleceu-se como o principal líder das nascentes forças do Gana e do continente africano. Suas denúncias sobre o imperialismo e neo-colonialismo serviram de inspiração a outros países da África. A República de Gana é uma ex-colonia Britânica composta por Costa Dourada; dos protectorados interiores de Ashanti, Territórios do Norte e de tutela do Togoland Britânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com