TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem da Discriminação Racial Existente nos Estados Unidos

Por:   •  1/9/2019  •  Tese  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

                                     [pic 1]

A Influência do Processo Histórico dos Estados Unidos Na Origem Da Discriminação Racial Existente No Mesmo.

Discente: Marilia Gabriella Soares dos Santos.

Curso/Série: 2° ano B – Téc em Química.

Docente: Luciano dos Santos.

Cidade e data: Inhumas, 06 de dezembro de 2017.

Sumário:

                                                                                                                Página

Introdução:                                                                         p. 3 a 4

Desenvolvimento :

1.0 - As treze colônias e Independência dos Estados Unidos e sua contribuição para a tese.                                                                                       p. 4 a 5

  1. - Os conflitos do século XIX e sua contribuição para a tese.      p. 5 a 6   

1.2 – A atualidade e sua contribuição para a tese.                           p. 6 a 7

Conclusão:                                                                         p. 7 a 8                         

Introdução

O processo de colonização de cada país é algo muito único em si. Diversas questões devem ser levadas em consideração quando se trata disso, sejam elas relacionadas à geografia até a cultura do país e de seu povo. Com os Estados Unidos não é diferente.

Durante esse ano nós pudemos ter o contato à história de desde o processo de colonização dos Estados Unidos até seu processo de independência. Isso justifica o fato de grande parte do conteúdo desse trabalho estar fundamento no material do nosso livro didático, entretanto não unicamente já que a internet serve de grande auxilio.

É fundamental termos ideia desse momento anterior para que possamos compreender toda a influência que isso traz tanto aos Estados Unidos do século XIX, quanto ao mesmo da atualidade. Não obstante de qualquer outro assunto ou tese, as origens da discriminação existente nos Estados Unidos são efeitos de acontecimentos do passado.

A história é então mais do que testemunha e muitas vezes até como uma máquina do tempo. Ela é o espelho para aquilo que somos hoje, sendo então a nossa realidade um reflexo. Assim devemos voltar ao principio para se explicar o que temos hoje, soando até mesmo de maneira redundante “começar pelo começo”. Portanto antes de falar sobre a descriminalização racial, trataremos sobre a escravidão, sobre as treze colônias, isto é, as origens dos Estados Unidos. Tudo isso explica a origem da discriminação racial nos Estados Unidos e assim a tese desse trabalho.

Desenvolvimento

  1.  - As treze colônias e Independência dos Estados Unidos e sua contribuição para a tese.

A história dos Estados Unidos se inicia a partir do século XVI quando exploradores europeus haviam chegado ao norte do país que naquela época não se tratava de um país ainda. A parte leste foi a incialmente colonizada por pessoas de diferentes grupos sociais políticos e religiosos, trazidos com interesses diversos, ingleses em busca de um novo mundo. Logo depois a parte central foi colonizada pela França e a sudeste e sudoeste pela Espanha. E assim e com o decorrer do tempo se originou as treze colônias.

Divididas em colônias do norte e sul, as treze colônias apresentam vários aspectos destoantes. As colônias do norte tinham uma agricultura diversificada (policultura), a mão de obra era livre e produziam para consumo próprio. Já as colônias do sul contavam com uma agricultura de modelo “Plantation” (monocultura), a mão de obra era escrava e produziam para exportação. Essas questões serão fundamentais para explicar os conflitos ocorridos no século XIX.

Apesar de todas essas diferenças um enorme sentimento de autonomia que estabeleceu a união dessas colônias e permitiu a independência das mesmas da intervenção inglesa. As colônias que antes tinham total liberdade se viram pressionadas por uma Inglaterra gananciosa. Não aceitando essa condição elas se tornaram independentes passando por todo um processo e surgindo assim os Estados Unidos.

  1. – Os conflitos do século XIX e sua contribuição para a tese.

Após o processo de independência as elites nortistas e sulistas passaram a discutir diferentes acordos referentes a divergências de interesses. As diferenças que tiveram origem no processo de desenvolvimento, que já foram citadas aqui, traziam perspectivas diferentes para o que seria interessante ao desenvolvimento econômico do país. Entre todas as questões a mais polêmica se dava acerca do fim da Escravidão.

Tudo isso resultou em uma Guerra Civil entre Escravistas versus Abolicionistas. Nas eleições de 1860, o candidato eleito a presidente foi Abraham Lincoln, um abolicionista. Isso teve como resultado estados que queriam deixar a União.  A Carolina do Sul foi o primeiro. Nos primeiro bimestre de 1861, Alabama, Geórgia, Louisiania, Mississipi e Texas aderiram á ideia e decidiram criar um novo país com uma constituição que assegurava a continuidade da escravidão, os Estados Confederados da América. Eles formalizaram essa secessão e conquistaram o apoio de outros países como a Carolina do Norte, Flórida, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (375.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com