TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

20/05/2021

DIDATICA

PPC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Universidade Estácio de Sá

Curso: Licenciatura em Historia

Professor (a): Fabiana Chinalia                                                                                                

Aluno: Gian Victor Soares

                          Explanação, reflexão e o pensar sobre planejamento.

- INTRODUÇÃO

   A partir do conhecimento adquirido ao longo do estudo da disciplina, é percebido um processo de viver e entender sobre o ambiente escolar e a comunidade que a cerca, pois cada sala de aula pode dialogar diferente e o docente deve verificar de que maneira o conhecimento pode ser mais bem adquirido e absorvido pelos alunos. Seguindo essa premissa, o trabalho abordará uma reflexão sobre abordagem e planejamento educacional, tendo o tema Golpe Civil Militar de 1964 no Brasil.

- DESENVOLVIMENTO

    Planejar é uma etapa primordial, em que se seleciona e organiza o conhecimento, recursos e o tempo, otimizando as tomadas de decisões, material, o método a ser utilizada e a avaliação. Gostaria de apresentar três conceitos nos quais enxergo como facilitadores no pensamento de uma montagem de planejamento.

   Construção, sendo como você irá passar e adaptar esse conhecimento de forma que o aluno compreenda questões fundamentais relacionadas a currículo da serie que ele está cursando e esse conhecimento acaba por ser construído juntamente aos alunos.

   Inserção, no sentido de levar o aluno a perspectivas sobre esse conhecimento e como ele funciona. Buscar transpor para vivencia e realidade mais próxima do aluno, assim ajudando na assimilação e relação de entendimento com a matéria.

   Manutenção, séria como irá lidar com esses conhecimentos no decorrer ano letivo e tendo haver também com a maneira que optara fazer suas avaliações, direcionar e reelaborar os conhecimentos e mostrar de maneiras diferentes reinterpretando os saberes, mantendo dialogo aberto, fazendo o aluno parte desse processo.

- RESULTADO E CONCLUSÃO

Objetivo: Compreender as principais características e os acontecimentos que culminaram com o golpe Cívico-Militar em 1964 no Brasil.

Desenvolvimento: Projetar o objetivo da aula para a turma, pois é importante que os alunos entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, busque não antecipar respostas ou entregue muitas informações logo de começo, pois é importante garantir que haja construção de raciocínio por parte dos alunos.

   Expor a conjuntura politica incentivado pelos grandes grupos econômicos, meios de comunicação, chefes militares na qual surgiu o movimento cívico-militar que depôs o presidente João Goulart.  Como o presidente Jânio Quadros provocando os ânimos de civis e militares conservadores quando condecora Che Guevara e a renúncia de Jânio, que na sua sucessão provoca uma divisão entre os que eram a favor de Goulart e os militares que defendiam novas eleições. A implementação do parlamentarismo colocado como solução para crise, mas também como uma forma de diminuir os poderes do presidente. E as propostas feitas pelo presidente como reformas de base, que inclui a reforma agrária, provocando as elites e empresariado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com