TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática como Componente Curricular

Por:   •  21/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 9

PLANO DE AULAS - Prática como Componente Curricular (PCC ) - POSTAGEM 1: Atividade 1- 2º Semestre SUMÁRIO: - Introdução: - Desenvolvimento: - Conclusão:

I - Introdução: A atividade solicitada para o 2º semestre, refere-se à POSTAGEM 1: Atividade 2º Semestre (Com a realização de um Plano de aulas após analisar o PCN elaborando um tema das desigualdades sociais na atualidade e os problemas causados pelo desemprego), tudo voltado para o melhor aproveitamento e entendimento das disciplinas do semestre.

II - Desenvolvimento: Para atingir o objetivo proposto nesta atividade, após um levantamento bibliográfico, referente às seguintes disciplinas do semestre: Comunicação e Expressão; Ciências sociais; História da Antropologia; Pensamento Político Moderno; Metodologia de Ensino das Ciências Sociais; Prática de Ensino: Observação e Projetos e Psicologia do Desenvolvimento/Aprendizagem. Procurei realizar como tarefa específica um Plano de aulas após analisar o PCN elaborando um tema referente às desigualdades sociais na atualidade e os problemas causados pelo desemprego, tendo como base a sequência dos levantamentos bibliográficos das disciplinas do semestre, para que facilite o entendimento e dar fluência na confecção do plano de Aulas de maneira simples e concisa para alunos do ensino fundamental.

Plano de aula para Ensino de Sociologia

Tema: Desigualdade Social

Nível de Ensino/Turma: 1º ano E.M

Disciplina: Sociologia

Tempo de duração da aula: 150 min - 50 min p/aula

Objetivo: Desenvolver o espírito crítico dos alunos e sua capacidade de observação da Sociedade; desenvolver a habilidades de leitura, produção de texto contínua; compreender os conceitos de classes sociais à luz de Karl Marx e Max Weber; compreender que as desigualdades sociais não são naturais; promover a cidadania. Propondo um debate sobre o preconceito, discriminação e desigualdade racial no Brasil sofrido por afrodescendentes no Brasil contemporâneo, compreender o processo histórico da abolição da escravidão no Brasil, seus desdobramentos e suas consequências na sociedade brasileira. - Conseguir compreender o processo que levou a abolição da escravidão no Brasil e suas consequências históricas para a sociedade brasileira contemporânea.

- Conseguir refletir sobre as origens históricas do racismo, preconceito, desigualdade racial presentes no Brasil atual.

- Capacidade escrita (conseguir e laborar textos demonstrando compreensão e reflexão do conteúdo) e oral.

- Relacionar acontecimentos e debates contemporâneos co m conteúdos históricos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Racismo, discriminação racial, preconceito, desemprego, desigualdade social e econômica.

CARGA HORÁRIA (ou número de aulas): 03 /aula Recursos didáticos: Lousa /giz, música, material impresso, Power Point.

PAR TE 1 (50 mi n ) – Reflexão Esta aula é exclusiva para a reflexão do aluno. Antes de apresentar conceitos e desenvolver o tema proposto, é importante que o professor provoque o aluno de modo que o faça pensar, refletir sobre uma parte do seu cotidiano. Para que haja o maior número de participação dos alunos, sugira-se que solicite para cada aluno responder as seguintes questões:

1 - Comumente ouvimos a seguinte frase "ser alguém na vida". Para você, o que é ser alguém na vida?

2 - O que é necessário fazer ou ter para "crescer na vida"?

3 - Quem, das pessoas que você conhece, "cresceram na vida"?

4 - Em sua opinião, porque existem pessoas que não "cresceram na vida", por que não é considerada "alguém na vida"?

Após a entrega das questões, o professor poder á usar o final da aula para ceder espaço para alguns alunos que gostam e se sentem a vontade em responder as questões oralmente. Antes de dar início a aula, o professor deverá ter lido as respostas dos alunos e levantado alguns pontos importantes que conduzirão a aula, ou seja, o professor de verá perceber pontos em comum e através desses pontos, ajudar o aluno a desconstruir ide ias prontas sem uma reflexão. Cito alguns exemplos: Prováveis respostas dos alunos: - Principais fatores para "ser alguém na vida", ou seja, para ser alguém na vida é necessário ter: Bom emprego, Bem sucedido, Formação Acadêmica, Fama/sucesso... - Principais fatores que contribuem para "crescer na vida ", o u seja, se você não tiver: Força de vontade, Fé, Oportunidades... É importante que o professor escreva na lousa os pontos e m comum e inicie um debate contro lado: Então quer dizer que para "ser alguém na vida" é necessário ter um bom emprego? E o que é ter bom emprego? Ah, ganhar bem? E o que é ganhar bem para vocês? O que é ser bem sucedido? As respos tas pode m ser diversas, no entanto, no senso comum ouvimos que ter um bom emprego é ser advogado, médico, engenheiro, empresário. Profissões que possuem prestigiam e que se acredita ganhar bem. A partir das respostas, o professor pode rá perguntar: "Quer dizer que a profissão de professor não se encaixa no fator bom emprego, significa que os professores não são alguém na vida? E o fator formação acadêmica, os que não possuem formação não são alguém na vida? Quantos pais e avos possuem formação? Os que não possuem são considerados um "zé ninguém"? E o que explica pessoas famosas que não possuem formação acadêmica e são consideradas pessoas de sucesso? Há uma série de perguntas que poderão ser feitas, cabe ao professor identificar o que é necessário para conduzir a aula. Um pouco de conceito Neste momento, o professor iniciará os conceitos de classes à luz das teorias de Karl Marx e Max Weber. Classes para Marx estão divididas principalmente em duas partes: proletariado que possui a força de trabalho, ou seja, possui a capacidade física e mental para vender sua for ça aos proprietários e m t roca de um salário. E a burgues ia que detém os meio s de produção, is to é, proprietários dos prédios, maquinários, ferramentas e matérias primas. Em suma, segundo Mar x, enquanto existir o sistema capitalista, ha verá uma c lasse do minante e o utra classe explorada. Para Weber, a divisão de classes não es tá relacionada exclusivamente a ordem econômica, alguns grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com