TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática como Componente Curricular

Por:   •  18/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

Pcc – Prática como Componente Curricular

2° Semestre

Aluno- Talita Cassiane Oliveira Costa

Disciplina- Direitos Humanos

Ao decorrer da disciplina “ Direitos humanos “, aprendemos entre outras coisas sobre a importância da proteção dos direitos humanos, que tem como objetivo denunciar violações e torná-las conhecidas, fazendo com que o transgressor seja punido e que a atitude denunciada não se repita novamente. A ONU é o órgão responsável pelo sistema de proteção dos direitos humanos em todo o mundo e , foi criada para garantir a proteção Internacional destes direitos.

Vejamos a seguir casos recentes da violação dos direitos humanos na história do Brasil:

• Assassinato de João Alberto Freitas : um homem negro que foi espancado e asfixiado por seguranças brancos no estacionamento do Carrefour.

• Morte de Mariele Franco e Anderson Gomes (ainda não se sabe quem mandou matar.

• Trabalho Infantil- A convenção sobre os direitos da Criança defende o direito dela ser protegida contra a realização de trabalhos que possam interferir negativamente na vida da mesma , privando-a da educação.

• Povos indígenas e quilombolas estão desprotegidos de pessoas que usam da violência extrema para conseguirem seus benefícios, usando a força para ferir, assustar e assassinar líderes e pessoas mais vulneráveis das comunidades.

• Ditadura militar – um golpe contra a democracia brasileira e a violação dos Direitos Humanos;

A ditadura começou através de um golpe de estado ao governo de João Goulart com o intuito de restaurar a democracia e livrar o país da corrupção e do comunismo, porém esse período foi marcado pelo autoritarismo e atos de censura e torturas , acontecidos no Brasil durante 1965 a 1985 , esse golpe foi organizado por militares e civis, onde os militares governaram o país e tinham suporte jurídico que os possibilitavam perseguir e aprisionar todos os que eram contra o governo.

A tortura foi um dos atos desumanos cometidos principalmente contra opositores do atual governo ( vale lembrar também que até mesmo os indígenas sofreram com as torturas, mesmo sem terem uma participação direta contra o ato). O novo regime começou a mudar as instituições do país com decretos chamados de Atos Institucionais.

Direitos violados durante a ditadura militar: liberdade de expressão, dignidade de pessoa humana, direitos fundamentais e direitos humanos. As pessoas que tentassem ir contra o período expondo sua opinião eram torturados ; as pessoas não podiam sair nas ruas depois de certo horário, e eram impossibilitados de fazerem suas vontades (corriam risco de vida ) e mesmo depois de tantos anos ainda existem pessoas que não sabem o que aconteceu com

os familiares e se morreram a causa é desconhecida (até hoje não julgaram e condenaram pessoas que cometeram crimes e todo tipo de violação contra os direitos humanos.)

Livros , músicas e filmes precisavam da autorização do governo para serem reproduzidos. Como exemplo a esse tipo de censura à liberdade de expressão, temos o compositor Chico Buarque que teve algumas de suas músicas censuradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com