TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO

Por:   •  2/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM  HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE:VAE)

 POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

PLANO DE AULA

 MAICON DOUGLAS  FEIJO B.    RA:1609498

ROMYLA ESTEFANY                   RA:1603583

DÉBORA LIMA SOARES               RA:1621042

ACRELÂNDIA

                                                          2017

  1. IDENTIFICAÇÃO

Nível de ensino/turma: 9 ano A

Disciplina: História          Tema da Aula: Revolução Francesa

Tempo de duração da aula: 55 a 60 minutos

  1. CONTEÚDOS

Os conteúdos estudados se referem a revolução francesa e sua história  de como foi causada, o porque e oque aconteceu após a revolução.

  1.  OBJETIVOS: Os objetivos são:

  • IDENTIFICAR: O cenário político, econômico e social da frança que causou a Revolução Francesa.
  • COMPREENDER: Compreender os elementos que levaram ao colapso  da estrutura sociopolítica.
  • RECONHECER : Entender o papel desempenhado pelo povo durante o processo revolucionário.

 

  1. RECURSOS
  • Texto base para o professor.
  • Pincel ou giz
  • Quadro negro ou para pincel.
  • Livros didáticos que contenha o tema (livros de história).
  • Apagador para ambos os quadros citados acima.
  1. ETAPAS DA AULA
  • Introdução ao tema: sensibilização/contextualização.

O assunto será abordado com um texto base relatando oque acontecia com a economia política e social da França  antes da revolução e ao mesmo tempo trazendo informações de como e quando aconteceu.

Com isso durante a aula o educador pedirá opiniões da turma em certos assuntos como politica, comparando os dias de antes com dias atuais.

  • Desenvolvimento da aula.

ETAPA 1: O professor fará uma leitura explicando em que ano ocorreu  Revolução francesa, dando essa breve introdução, o professor irá fazer mais uma leitura para a sala  e explicar sobre o cenário político.

ETAPA 2: Feito a leitura sobre politica na revolução francesa para a sala, o professor irá fazer uma outro leitura referente ao cenário político. Que causou a revolução francesa e o educando ira utilizar o texto a seguir para o professor ler para a sala.

“Em Fevereiro de 1787, o ministro das finanças, Loménie de Brienne, submeteu a uma Assembleia de Notáveis, escolhidos de entre a nobreza, clero, burguesia e burocracia, um projeto que incluía o lançamento de um novo imposto sobre a propriedade da nobreza e do clero. Esta Assembleia não aprovou o novo imposto, pedindo que o rei Luís XVI convocasse os Estados-Gerais.

Em 8 de Agosto, o rei concordou, convocando os Estados Gerais para Maio de 1789. Fazendo parte dos trabalhos preparatórios da reunião dos Estados Gerais, começaram a ser escritos os tradicionais cahiers de doléances, onde se registraram as queixas das três ordens.

O Parlamento de Paris proclama então que os Estados Gerais se deveriam reunir de acordo com as regras observadas na sua última reunião, em 1614. Aproveitando a lembrança, o Clube dos Trinta começa imediatamente a lançar panfletos defendendo o voto individual inorgânico - "um homem, um voto" - e a duplicação dos representantes do Terceiro Estado. Várias reuniões de Assembleias provinciais, como em Grenoble, já o haviam feito.

Jacques Necker, de novo ministro das finanças, manifesta a sua concordância com a duplicação dos representantes do Terceiro Estado, deixando para as reuniões dos Estados a decisão quanto ao modo de votação – orgânico (pelas ordens) ou inorgânico (por cabeça). Serão eleitos 291 deputados para a reunião do Primeiro Estado (Clero), 270 para a do Segundo Estado (Nobreza), e 578 deputados para a reunião do Terceiro Estado (burguesia e pequenos proprietários).

Entretanto, multiplicam-se os panfletos, surgindo nobres como o conde d'Antraigues, e clérigos como o bispo Sieyès, a defender que o Terceiro estado era todo o Estado. Escrevia o bispo Sieyès, em Janeiro de 1779: “O que é o terceiro estado? Tudo. O que é que tem sido até agora na ordem política? Nada. O que é que pede? Tornar-se alguma coisa”.

A reunião dos Estados Gerais, como previsto, iniciou-se em 5 de Maio de 1789.”

ETAPA 3: Logo após o professor irá falar sobre a questão econômica  da França que foi um dos fatores que causou a Revolução Francesa. texto a seguir para o professor ler para a sala.

As causas econômicas também eram estruturais. As riquezas eram mal distribuídas; a crise produtiva manufatureira estava ligada ao sistema corporativo, que fixava quantidade e condições de produtividade. Isso descontentou a burguesia.

 

ETAPA 4: Logo isso, o professor após explicar os fatores político e econômicos, ele irá falar do fator social que contribuiu para a revolução, logo após terminar a leitura o professor vai tentar comparar a situação daquela época com os dias de hoje, texto a seguir para o professor ler para a sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com