TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação dos professores de História

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

Departamento de História

Estágio Supervisionado II

Guimarães, Selva. Didática e prática de ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. 13 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

A formação dos professores de História

Tornar-se professor de História

Como alguém se torna professor(a) de História? Como é ser professor de História no Brasil? Há um momento na carreira do professor(a) em que se possa estabelecer como processo finalizado?

Fundamentalmente, nos debates sobre formação docente encontra-se a construção indentitária dos professores:

“(...) a formação docente não se resume a uma etapa da vida escolar, não é uma tarefa exclusiva de determinados agentes, lugares e tempos, mas se processa ao longo da vida profissional dos sujeitos.” (Guimarães, p.112)

Décadas finais do século XX: os debates sobre a formação de professores no Brasil foi inspirado no movimento acadêmico internacional e nas políticas públicas educacionais:

1. licenciaturas curtas/plenas em Estudos Sociais e História;

2. dicotomias bacharelado/licenciatura em História, teoria/prática;

3. elaboração/implemantação das Diretrizes Nacionais para o cursos superiores de História e de Formação de Professore para a Educação Básica após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Naciona, lei 9.394/96.

No debate, enfatizou-se os cursos superiores de História que formam, certificam e identificam os professores de História.

Primeiros anos do século XXI: ampliação do movimento acadêmico e politico para a formação e profissionalização do professor representa o reconhecimento de outras perspectivas de análise multidisciplinar, interdisciplinar, da complexidade do pensamento e da realidade social, cultural e formadora em nosso país.

“A formação e a profissionalização do professor passaram a ser situadas no contexto social das mudanças na produção científica, cultural,técnica, pedagógica e artística que cada vez mais impactam as formas de viver, pensar, sentir e agir das diferentes gerações. As novas tecnologias de comunicação, o rápido e diversificado acesso às informações globais, as relãções sociais via redes sociais horizontais demandam novas maneiras de educar e ensinar que não são mais tarefas exclusivas dos professores e das escolas. A sociedade multicultural requer o enfrentamento de práticas discriminatórias e preconceituosas, portanto a necessidade de conviver e educar para a diversidade e as diferenças múltiplas.” (Guimarães, p. 113)

Ser professor é construído na história de vida, no terreno da experiência pessoal e coletiva em determinados espaços e tempos históricos: ninguém nasce professor, mas toma-se professor. (Guimarães, p.114)

A Formação no cursos superiores de História

Os cursos superiores de licenciatura são espaços de formação profissional, de aprendizagem da profissão, que devem possibilitar a articulação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e as práticas pedagógicas. A aprendizagem do professor deve ser dinâmica, ativa e constrói-se no movimento entre o saber trazido do exterior e o conhecimento ligado à experiência.

Os professores constroem sua identidade como professores de História aprendendo e ensinando, relacionando-se com o mundo, como sujeitos, com os saberes e com a história. Formação e prática não são atividades distintas.

Segundo Remond, pela atitude de questionamento que possui a ciência Histórica, o inacabamento é a marca do movimento de torna-se professor de História.

Em alguns cursos de licenciatura em História, no Brasil, ainda existe a crença de que, para ser um bom professor, o mais importante é o domínio do conteúdo da disciplina. “Os saberes pedagógicos e experienciais ainda são considerados complementares, desegunda ordem, de menor importância na hierarquia disciplinar do currículo acadêmico.” (p. 116)

Esse desprezo “é construído socialmente, pela desvalorização do trabalho e da profissão do professor, no cotidiano das famílias, nas relações sociais, no mercado de trabalho, em diferentes espaços de vivência e na própria universidade. Os formadores da área didático-pedagógica são desvalorizados, nem são considerados pesquisadores por muitos.” (p.117)

Estes e outros pontos enfatizados no texto, demonstram que cursos superiores de licenciatura que tem como objetivo formar professores, estão deixando de lado esta missão.

As consequências disso são que, apesar dos debates, reflexões, estudos e avanços no campo da formação de professores, ocorridos no decorrer das três últimas décadas do século XX, atualmente os recém graduados em História continuam a encontrar um cenário e uma realidade não muito diferentes da relatada pela Anpuh em 1970.

Modelo da raciopnalidade técnica e cintífica: 3 + 1

Saber ensinar: criar condições para seu exercício.

“os saberes disciplinares são tão necessários quanto os curriculares, os didático-pedagógicos, as novas reformar tecnologias de informação e comunicação, as diferentes linguagens, os saberes experienciais e outros construídos nas culturas escolares e não escolares.(p.120)

O aumento das exigências em relação ao professor não foram acompanhadas por mudanças significativas no processo de formação. Isto, segundo Esteve (1999), contribuiu para o aumento de contradições no exercício da docência, acentuando a crise de identidade, a baixa autoestima e o mal-estar docente. (p.120)

Diretrizes Curriculares Nacionais: Cursos de história formam pesquisadores.

Reformas implantadas em Fevereiro de 2002 instituem:

1. as DCNs;

2. a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, incluída a normativa da carga horária mínima obrigatória de Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado.

“O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com