TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE TRECHO DO FILME “NASCIDO PARA MATAR”

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.203 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

ACADEMIA REAL MILITAR (1810)

Equipe de Trabalho do Curso de INFANTARIA

2° Ano. Turma I2 – Grupo 10

Cadetes integrantes

Cad 7285 Emerson Leal da Conceição (Chefe)

Cad 7292 Leonardo Farias de Melos

Cad 7294 Wolfgang Merichello do Prado

Cad 7311 Sergio Senna de Paula Rodrigues Soares

Cad 7327 Everton Balbinot Lamberti

Cad 7336 Marcelo Cerqueira Leite

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO, PSICOLOGIA E HISTÓRIA MILITAR

ANÁLISE DE TRECHO DO FILME “NASCIDO PARA MATAR”

(Full Metal Jacket – 1987)

Resende

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO ....................................................................................................... 4

3 CONCLUSÃO ...................................................................................................................... 9

REFERÊNCIAS ...................................................................................................................... 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho destina-se a analisar o filme “Nascido para matar” pela ótica de três disciplinas essenciais ao futuro oficial combatente: A Psicologia, a História Militar e o Direito. A rotina dos militares dentro dos quartéis e, por vezes, durante o combate, não é nada fácil de ser avaliada e compreendida às vistas curtas. O trato com subordinados, a análise comportamental da tropa, a atuação do Exército Brasileiro como um dos guardiões da Constituição Brasileira e o conhecimento do desenvolvimento da arte da guerra são apenas poucos exemplos simplórios da necessidade deste aprendizado e consequente aplicação no futuro do Cadete.

 

Evidentemente, as problemáticas atuais da caserna e do combate moderno não podem ser analisadas de maneira separada e pouco abrangente devido à importância da abordagem de amplo espectro que necessita ser feita na sociedade do século XXI.

 

Devido aos fatos expostos, cresce de importância o entusiasmo pelo aprimoramento técnico-profissional do Cadete das Agulhas Negras e que, para tanto, este também tenha a oportunidade de poder aplicar e verificar a situação de maneira geral como nos trabalhos interdisciplinares da formação acadêmica-militar na AMAN.

DESENVOLVIMENTO

Cena abordada

A patrulha avança por um vilarejo atrás do “sniper” que provocou baixas no seu efetivo e ao adentrar em um casebre destruído, o soldado Hilário se depara com a atiradora. Simultaneamente, abriga-se e tenta engaja-la, mas, aparentemente, o seu fuzil estava sem munição. A atiradora percebe a movimentação do militar e tenta mata-lo.

Contudo, não atinge o referido americano que é defendido por seu companheiro de pelotão que está em uma posição oposta e consegue alvejar a vietcongue com uma sequência de disparos. Após isso, ela permanece viva e caída no chão. A patrulha aproxima-se do corpo caído ao chão e discute se a matam ou a deixam morrer por conta dos ferimentos. Após conversarem, acabam optando por executa-la sendo a ação executada por Hilário.

Ótica legal sobre da cena

As sociedades, ao longo dos anos, foram formulando determinadas regras de conduta para que todos pudessem conviver em relativa harmonia e paz. Nem sempre é possível conviver bem com os demais integrantes desses corpos sociais por diversos fatores, como religião, cultura, opinião política e outros mais. Observando o comportamento do homem dentro do contexto social, foram criados mecanismos de controle social.

O Direito é um mecanismo de controle social fundamental, pois atribui limites e possibilidades aos cidadãos do que é correto ou não naquele determinado local.  Segundo Miguel Reale, o direito é a ordenação ética coercível, heterônoma e bilateral atributiva das relações sociais.

A tradução para uma leitura mais clara, hereteronomia é o fazer valer a norma independente da opinião pessoal do indivíduo. Para que a norma seja seguida, um conjunto de regras e punições normalmente é imposto. A coercibilidade busca minimizar a violabilidade da norma com a aplicação de penas ou punições compatíveis com as transgressões cometidas.

 Dessa forma, o indivíduo é direcionado a não cometer determinados atos, pois poderá ser sancionado pelo Estado. Para que as leis sejam seguidas, é necessário a bilateralidade, pois a sociedade é composta de cidadãos que convivem diariamente estão sob as mesmas regras pelo bem comum.

“...O Direito se caracteriza por sua estrutura tridimensional, na qual fatos e valores se dialetizam, isto é, obedecem a um processo dinâmico...”

[pic 1]

O direito busca valores atrelados ao bem comum social por meio da criação das normas éticas que limitam os fatos de modo coercível e atributivo.

Analisando juridicamente a cena descrita e levando em consideração a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, pode-se fazer algumas considerações quanto a violação do direito e vida.  Um soldado americano atinge a atiradora para defender a vida de outro companheiro que seria atingido por ela.

Também destaca-se a ofensa racista realizada por um dos soldados americanos para com a atiradora. Partindo dessas duas abordagens, podemos correlacionar com leis que regulam a legítima defesa e o racismo presentes no Código Penal do Brasil.

Conforme o artigo 24 “caput” considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se. Desta maneira, o soldado defende o direito à vida do soldado Joker, presente no artigo 5° “caput” da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com