TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO FILME NASCIDO PARA MATAR

Por:   •  1/5/2018  •  Ensaio  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  1.573 Visualizações

Página 1 de 2

ENSAIO ACADEMICO DO FILME “NASCIDO PARA MATAR”

INTRODUÇÃO

          O filme “Nascido para matar”, produzido por Stanley Kubrick, retrata a historia de jovens recrutados para o exército, no qual são submetidos a treinamentos que os transformarão em verdadeiras máquinas de matar. Com um treinador rigoroso, cruel e até mesmo sádico, jovens soldados norte-americanos serão enviados para a guerra do Vietnã. 

          As abordagens e acontecimentos apresentados no filme pode-se associar conceitos como o etnocentrismo, através de varias críticas presentes no decorrer da produção.

FUNDAMENTAÇÃO

          Fortemente inserida no contexto da Guerra Fria, a Guerra do Vietnã opunha basicamente o comunismo e o capitalismo. Ela começou como um conflito entre as duas partes do país: o norte comunista e o sul nacionalista. A intervenção massiva dos Estados Unidos, fez com que a guerra tomasse dimensões catastróficas, causando grandes perdas humanas e uma grande insatisfação do povo estadunidense. A guerra se prolongou de 1959 a 1975 e representou a primeira derrota militar dos Estados Unidos.

          É nesse contexto que se desenvolve o filme Nascido para matar (Full Metal Jacket em inglês, nome de uma munição), fazendo abordagens e críticas desse período conta a história de um grupo de homens que, após se alistarem no exército, passam por um duro treinamento e são enviados para o Vietnã.

Nota-se, também, o processo de desumanização dos jovens, especialmente, na primeira parte do filme, que é dedicada ao treinamento, excessivamente severo, das habilidades de guerra necessárias para a construção de soldados perfeitamente aptos para matar.

          Ademais, considerando o conceito de etnocentrismo para Everardo Rocha, que  “é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo, e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores e modelos.” (p.7). O desenrolar do enredo mostra o comportamento e conceitos etnocêntricos do rígido sargento Hartman, o treinador, evidenciado no modo como este trata seus recrutas.

CONCLUSÃO

           Pode-se dizer, portanto, que no Filme “Nascido para matar” é nítida a transformação, potencialidade e dualidade do ser humano para o mal e o limite da sanidade, quando os jovens são recrutados para atuar em um cenário de guerra após um treinamento mais exagerado e cruel do que prático. Assim como uma atuação na guerra que não correspondia as expectativas, principalmente depois de os soldados serem submetidos aos inúmeros treinamentos e atividades que os transformariam em verdadeiras máquinas de matar.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ROCHA, Everardo, P. Guimaraes – 1988. O Que é Etnocentrismo. 5ª edição. São Paulo. Editora Brasiliense S.A.

Texto adaptado: https://www.suapesquisa.com/historia/guerra_do_vietna.htm

Acessado em 27/04/2018

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com