TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARA A APRENDIZAGEM

Por:   •  4/12/2017  •  Artigo  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 9

     

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARA A APRENDIZAGEM

                                                        DO ALUNO

Valdecina Pereira do Nascimento[1]

RESUMO

Sabemos que a criança que é bem alimentada mostra disposição, desenvolvimento em suas habilidades. Neste sentido a alimentação acaba sendo significativa para a contribuição do desenvolvimento da criança tanto na escola como na sociedade, como por exemplo, as crianças terem hábitos mais saudáveis, praticarem exercícios físicos, brincarem com seus amigos, os ajuda no seu aprendizado também, onde o principal foco é a alimentação de qualidade e suas contribuições para a criança. Portanto, o presente estudo aborda a influência da alimentação no rendimento escolar dos alunos, considerando-se que há muitos problemas referentes a alimentação e a baixa aprendizagem, pois como pode ser observado no desenvolver da pesquisa, muitas crianças por falta de alimentação adequada tendem a render menos, ou seja, o processo de ensino-aprendizagem sofre as consequências da falta de alimentação. Esta pesquisa foi realizada com base em estudos em obras condizentes com a temática, considerando-se obras oficiais dos programas de governo referentes a merenda escolar, livros sobre o desenvolvimento da criança e aprendizagem, bem como revistas, artigos de Internet entre outros que subsidiam a pesquisa, a qual tem objetivo de verificar se a falta de alimentação, neste caso específico, a alimentação escolar, influencia no rendimento escolar. 

Palavras-chave: Alimentação escolar; Alunos; Aprendizagem.


Sabemos que os órgãos responsáveis pela educação do Brasil preocupam-se em promover para as escolas uma merenda de qualidade e ao mesmo tempo variada e nutritiva, propondo um desafio de fazer com que os alunos se adequem por alimentos saudáveis e nutritivos.

De acordo com FREITAS, 2002, p.15. ”Alimentação Saudável e Balanceada é um dos fatores predominantes em nossa saúde, pois somos constituídos por aquilo que comemos. Nosso sangue, nossos nervos, nossos músculos, todas as nossas células são constituídas e renovadas de acordo com o que ingerimos”. 

O programa do FNDE que dá suporte em todos os municípios brasileiros, promove e executa ações para desenvolver uma educação de qualidade, melhorando o rendimento educacional com muita produtividade.

Geralmente, nos municípios o FNDE atua por meio dos seguintes programas: Programa Nacional de alimentação Escolar, Programa do Livro, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca da Escola e Programa de Transporte Escolar. 

Muitas escolas deparam-se com várias dificuldades, a Merenda Escolar não é aceita de forma satisfatória mesmo tendo um acompanhamento nutricional. O objetivo deste estudo foi verificar o valor nutricional da merenda escolar oferecida na instituição de ensino da rede pública do nosso município, suas intervenções para que a escola seja este agente formador de bons hábitos, promovendo educação e saúde. 

Entretanto, a escola apresenta um espaço e um tempo privilegiados para promover além de educação, a promoção também à saúde. 

A preocupação maior do Nutricionista é oferecer uma alimentação adequada que supra pelo menos 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos e para isso, cada refeição deve conter pelo menos um alimento de cada grupo alimentar: construtores, energéticos e reguladores. 

A alimentação escolar propicia uma base prática, contribuindo para o trabalho, possibilitando melhor concentração e outras condições físicas que influenciam na aprendizagem assim como a qualidade de vida dos alunos. (SILVEIRA, 2005) “A alimentação saudável e adequada, principalmente em idade de crescimento e maturação biológica, constitui fator funcional para o desenvolvimento humano”.

Diante da preocupação com a alimentação escolar, sabendo que esta muitas vezes substitui uma refeição para algumas crianças ela é a principal refeição diária. É na infância que se fixam atitudes e práticas alimentares que poderão persistir por toda idade adulta, por isso a necessidade de uma intervenção das escolas por uma merenda sadia e nutritiva, baseada nos padrões de qualidade nutricional. Parte a preocupação dos profissionais da saúde, principalmente dos Nutricionistas, que a merenda ofereça a quantidade e qualidade de nutrientes necessárias para garantir o desempenho escolar e qualidade de vida melhor dos alunos.

É importante ressaltar que a gestão descentralizada da educação, levam os municípios a elaborar planos e projetos governamentais para traduzir em ações as normatizações que ainda são centralizadas. Nesse processo, são muitos os mediadores que conduzem as ações até que estas cheguem aos espaços escolares e, considerando-se a complexidade dessas ações, muitos atores ainda não usam plenamente as possibilidades e oportunidades.

Revisão de Literatura

Os alimentos que ingerimos têm uma influência muito grande no bem-estar do nosso corpo, sendo que muitas substâncias contidas neles ajudam a prevenir diversas doenças.

Conforme citado por Gastrocenter (2007): A saúde está na mesa. Um novo estudo questiona os benefícios da dieta na prevenção de doenças como infarto e derrame, o colesterol, a diabetes, o Alzheimer, a depressão, a osteoporose, a hipertensão e até o câncer. Acredite: há alimentos que podem, sim ajuda-lo a ter uma vida saudável.

Portanto, é justificada a preocupação em oferecer para os alunos na escola uma alimentação equilibrada que contenha todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o seu desenvolvimento como um todo e, é claro, na prevenção de doenças que os poderiam afastar do convívio escolar.

Não é possível ignorar que a situação socioeconômica de uma grande parcela da comunidade escolar, principalmente nas Escolas Públicas, não permite que a alimentação no dia-a-dia em casa seja correta, por este motivo há que se pensar de um ponto de vista mais amplo.

É necessário modificar a concepção de que alimentação escolar existe apenas para aluno carente e desnutrido. A merenda escolar deve ser encarada como uma refeição para manter o aluno alimentado enquanto permanecer na escola, independentemente de sua condição socioeconômica, e não como mecanismo para erradicar a desnutrição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com