TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: As áreas de Atuação da Organização e da Gestão Escolar para Melhor Aprendizagem dos Alunos. Avaliação da Aprendizagem Incluindo o IDB.

Por:   •  28/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 11

SEMINARIO:

TEMA: As áreas de Atuação da Organização e da Gestão Escolar para Melhor Aprendizagem dos Alunos.  Avaliação da Aprendizagem Incluindo o IDB.

1 - Avaliação institucional da escola e da aprendizagem.

Como podemos ver nesse capítulo há avaliação institucional (que diz respeito ao sistema e à organização escolar) e a avaliação de aprendizagem dos alunos, que é feita pelo professor.

No ambiente escolar, as avaliações são contínuas e indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, por se tratarem de uma verificação dos resultados de ações direcionadas ao cumprimento de objetivos previamente planejados. A diversidade de metodologias e análises utilizadas, no entanto, proporcionam processos avaliativos distintos, embora não excludentes.

As avaliações podem ser internas ou externas em larga escala.

1.1 - Avaliação Interna.

As avaliações internas são aquelas elaboradas pelos professores de cada turma e área e são plicadas em sala de aula ao longo do ano para avaliar se os alunos aprenderam os conteúdos. Estas provas servem para o professor diagnosticar como está a aprendizagem da turma e é destinada a auxiliar os professores na readaptação do ensino de acordo com o acompanhamento dos alunos. Estas e outras modalidades de avaliação interna são importantes para o desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos, pois avaliam especificamente o domínio dos conteúdos curriculares e o progresso da aprendizagem dos alunos dentro da sala de aula.

1.2 - Avaliações Externas.

As avaliações externas, também chamadas de avaliações em larga escala ou avaliações diagnosticas, são desenvolvidas fora do ambiente escolar para serem aplicadas a um grande número de participantes. Com elas é possível obter duas analises distintas sobre o desempenho dos alunos: a analise normativa e a analise criterial. A análise normativa é de natureza seletiva, que compara realizações de alunos inseridos num mesmo grupo (exemplo: os vestibulares ou exames de qualificação), a analise criterial verifica o aprendizado de cada aluno em relação a objetivos previamente definidos em função de suas realizações pessoais. A avaliação externa é um dos principais instrumento para elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. Seu foco é o desempenho da escola e o resultado dos testes aplicados apontam para a realidade do ensino, oferecendo um panorama do desempenho educacional, que possibilita aos gestores a implementação de políticas públicas para assegurar a qualidade da educação, fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos.

1.2.1 - Avaliação da Educação Básica.

Desde os anos 80 do século XX que a avaliação educacional em larga escala vem sendo desenvolvida em vários países e fazem parte de suas políticas públicas. Estes testes dão ênfase nos resultados ou produtos educacionais.

O artigo 9° da LDB/1996 em vigor estabelece que, entre outras atribuições, cabe a União “assegurar processo nacional de avalição do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino”.

Esta prescrição do artigo9° da LDB/1996 não impede que os estados e municípios, também possam ter iniciativas de avalição de desempenho escolar em seus respectivos sistemas de ensino.

Hoje na nossa política educacional brasileira os instrumentos de avaliação nacional da educação visam respectivamente avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Esta avaliação é feita através de avalições diagnosticas em larga escala, ou seja, são aplicados testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Implementados pelo governo federal para a educação básica desde 1994, são eles: Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb (1994), Exame Nacional do Ensino Médio – Enem (1998), Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja (2002), Prova Brasil (2005), Provinha Brasil (2007), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb (2007), Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente (2010). Em 2013 entrou em vigor o Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

Vejamos a que se destina cada um desses exames ou provas.

1.2.2 - Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – O Saeb foi criado em 1988. Ele foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb). Ele é aplicado desde de 1990 a cada dois anos a alunos do 5° e 9°ano do ensino fundamental e nos alunos do 3°ano do ensino médio. O Saeb avalia as disciplinas de Língua Portuguesa, com foco na leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. Em 2013 também foi avaliada de maneira experimental a disciplina de Ciências para os estudantes do 9° ano do ensino fundamental e do 3° ano do Ensino Médio. Ele também coleta dados sobre alunos, professores, diretores de escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

1.2.3 - Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – Este exame é aplicado aos alunos concluintes do ensino médio e é utilizado para medir os índices de desempenho escolar e utiliza-los para reestruturação dos currículos desse nível de ensino. É um dos instrumentos de acesso a vagas de cursos de graduação em instituições de ensino superior. As áreas avaliadas são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (com Produção de Texto), Matemáticas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

1.2.4 - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) – Tem como objetivo avaliar habilidades e competências de jovens e adultos que não frequentaram a escola na idade própria. Alcançando pontuação mínima nas provas, é possível obter a certificação da etapa.

1.2.5 - Prova Brasil – nada mais é do que a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). Também é desenvolvido pelo Inep. Junto com o Saeb é realizado a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar. Contempla escolas públicas com no mínimo 30 estudantes matriculados na última etapa dos anos iniciais (5º ano) ou dos anos finais (9º ano) do Ensino Fundamental e 3° ano do ensino médio. A Prova Brasil oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que são utilizados no cálculo do Ideb.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com