TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Africano e indígena

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 9

Uninove - Pedagogia

Aurânia N.S. Leal RA 2213206014 Debora Rodrigues RA 2214202403 Elisângela da Penha RA 2213114651 Fernanda Michelle RA 2213109116 Karina de Jesus RA 2213103410

Tamires Santiago RA 2213102001

Vera Lúcia RA 2213101035

Unidade: Santo Amaro Turno: Diurno 5º Semestre A

História e Cultura Africana e Indígena por meio da literatura

História: O chamado de Sosu

Em uma tribo situada em Gama (Acra), vivia um menino chamado Sosu, ele tinha deficiência física, morava coma família, tinha como amigo e companheiro um cachorro chamado Fusa, não frequentava a escola, porém aprendeu a ler com a ajuda dos irmãos.

Certo dia formou-se uma tempestade, havendo a necessidade de salvar as pessoas que se encontravam na aldeia, juntamente com seu amigo

Fusa, Sosu foi corajosamente até o local onde ficavam os Tam tam (tambor) e acionou os outros moradores tornando reconhecido por todos e pela mídia.

A África do Oeste e Gana

A história de Sosu se passa no oeste da África, no litoral, na região que engloba países como Benin, Costa do Marfim, Gana E Togo. Acra é a capital da República de Gana, um país com cerca de 23 milhões de pessoas.

É chamado de Costa do Ouro por causa de sua riqueza pelos europeus. A língua oficial é o inglês, esse país foi dominado pela Inglaterra durante mais de 80 anos. Os principais produtos agrícolas são o café e o cacau. Há poucas montanhas; a paisagem é plana, existem muitas lagunas, tem 7 florestas tropicais com minas de ouro.

Hábitos tradicionais

As refeições são feitas coletivamente. Em geral, come-se com as mãos e é costume usar um mesmo prato para várias pessoas; as crianças comem juntas.

As mulheres africanas normalmente carregam seu bebê nas costas com a ajuda de um pano.

Dessa forma, conseguem fazer suas atividades diárias ao mesmo tempo em que tomam conta das crianças. Em algumas aldeias, todas as crianças nascidas num mesmo ano fazem parte de um mesmo grupo (chamado grupo de idade); em outras, não precisa ser exatamente no mesmo ano: todas as crianças nascidas num período de dois, três, quatro ou cinco anos fazem parte de um grupo de idade.Não importa se elas são gordas ou magras, altas ou baixas, o importante é a idade. As pessoas fazem parte desses grupos durante a vida toda; juntam-se a seus companheiros na diversão e no trabalho.

As Roupas

Pano na cabeça Em várias partes do oeste da África, a mulher usa um pano colorido e enfeitado na cabeça, normalmente do mesmo tecido do vestido. Um pedaço de tecido é dobrado e enrolado na cabeça, de maneira a revelar, muitas vezes, a moda local, mas também o grupo ao qual a mulher pertence. Em geral, quanto maior e mais alto o lenço, mais importante é a mulher.

Roupas feminina

No dia a dia, no oeste da África, é comum as mulheres envolverem o corpo com um tecido de algodão com estampas coloridas (muitas vezes, de ou padrões geométricos). Em várias sociedades, e também na África, que possui poder e riqueza gosta de mostrar isso por meio das roupas que veste. Nem todos têm acesso a tecidos mais caros. Panos mais sofisticados são reservados para membros da elite.

Roupas Masculinas

Os homens gostam de usar roupas de algodão e, muitas vezes, sandálias de materiais variados.

Em festividades e outras ocasiões especiais, eles costumam usar um tecido artesanal envolto no corpo, de um jeito que deixa um dos ombros descoberto.

Instrumentos de percussão

Os instrumentos de percussão são os que produzem sons por meio de batidas com as mãos, com baquetas ou outros objetos. O tam tam, o balafom e o darbuka são alguns deles. Esses instrumentos são muitos populares nos festivais e nas celebrações especiais na África.

Instrumentos: Tam tam, Balafom, Darbuka

A Lei 11.645/2008 altera a Lei 9.394/1996, modificada pela Lei 10.639/2003, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Isso implica a necessidade de abordar a temática em questão no ensino de todas as disciplinas do currículo da educação básica.

Consequentemente, essa temática aparece também no livro didático, uma vez que ele é um dos instrumentos mais utilizados pelos professores e alunos nos processos de ensino e aprendizagem. Sit: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16035

Projeto Literário

Serie: 3º Ano A Turma: Manhã Bimestral Realiza o projeto um dia na semana em duas aulas.

Duração 50 minutos cada.

9 dias Mês: Março – 03/10/17/24/31 Abril – 07/14/21/28

Cultura Africana. Disciplinas: História e Natureza e Sociedade.

Conteúdos: Preconceito,deficiência,solidariedade, cultura, etc.

CULTURA AFRICANA

1º Dia – 03/03/2015 (duas salas com 50 minutos cada)

Os alunos irão pesquisar sobre a África e suas cultura, hábitos, na sala de informática.

2º Dia – 10/03/2015 (duas salas com 50 minutos cada)Trazer objetos (instrumentos, vestimentas de origem Africana),podendo ser a figura para relaciona com a pesquisa e apresentar.

3º Dia – 17/03/2015, Em power point a professora irá transcrever a história “O chamado de Sosu”,e fazer a contação mostrando as imagens.

4º Dia – 24/03/2015, Em uma roda de conversa, os alunos irão destacar, junto com a professora, os conteúdos abordados na história e discuti-los.

5º Dia – 31/03/2015, Todos alunos irão trazer fotos, imagens, figuras, recortes de atos de solidariedade e preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com