TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme “Daens um grito de justiça”

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO: Filme “Daens um grito de justiça”. Direção: Stijin Conenx; Bélgica, 1992.

A segunda metade do século XIX é marcada pela consolidação do sistema de produção capitalista através da Revolução industrial, período este que apresentou grande avanço tecnológico e científico, o qual refletiu significativamente não somente nas relações trabalhistas, concomitante a configuração social, uma vez que o êxodo rural foi importantíssimo para o início da era industrial. Sob essa nova configuração socioeconômica, homens, mulheres e crianças de todas as idades, para sobreviverem, viam-se obrigados a vender o único bem que lhes restavam: sua força de trabalho.

Em Daens um grito de justiça, as articulações do mundo capitalista, representada pela igreja, burguesia e Estado, visava riqueza sob qualquer perspectiva. Diante disso, o padre Adolf Daens, ao contrariar ideais burgueses é acusado de incitar a violência e o caos social ao defender a causa trabalhista, apesar de sensibilizar uma camada social insatisfeita com a situação social e laboral e adquirir aliados, uma vez que o trabalho de crianças, mulheres, homens e jovens era rigidamente vigiado e controlado por essas instituições. Dessa forma, Daens foi alvo de inimigos capitalista, como na era da Revolução Francesa no qual representantes religiosos e estatais nutriam interesses comuns em busca de poder social, que seria alcançado com a dominação socioenômica, em virtude do lucro exacerbado as custas do povo trabalhador, e que foram alvos da luta do proletariado ao reconhecer as faces do sistema econômico vigente explicito no livro “Serviço Social :Identidade e alienação” de Maria Lúcia Martinelli.

Dessa forma, a ascensão e ambição capitalista promoveu contrastes sociais, em busca do lucro e da alienação. Em consequência disso, a humanização no cotidiano do trabalhador tornava-se cada vez mais escassa, a desigualdade, falta de assistência social e trabalhista, formação de aglomerados urbanos e a insuficiência de serviços como saúde e garantias trabalhistas àqueles que vinham para cidade e viviam em condições desumanas, trabalhando muitas horas e alimentando-se de forma inadequada, ao passo que a remuneração não era recíproca, enquanto a burguesia gozava de riquezas, fazendo jus ao ditado popular: “uns com tanto e outros com tão pouco”.

Nesse sentido, as cenas do filme confirmam a questão social desigual no cotidiano das personagens, entretanto, significava a dura realidade das famílias de classe baixa da época. Em face a esse fato, os indivíduos viviam em situação precária, além disso, as crianças tinham que trabalhar junto de seus pais para garantir o mínimo de alimento para suas residências, obtendo frequentemente capital suficiente para comprar apenas batatas; passavam muita fome e por vezes havia a necessidade de roubar para poder se alimentar, como na cena do filme em que o menino Jefke tentou roubar a carne de um tigre e foi morto pelo animal.

E como se não bastasse a luta pela sobrevivência pela falta de condições básicas para que um indivíduo realize suas funções vitais e esteja apto para realizar o trabalho de forma saudável, por exemplo, a insegurança e o desrespeito imperavam na sociedade burguesa do século XIX. Muitos eram mortos nas fábricas pelas máquinas, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com