TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA- FILME DAENS: UM GRITO DE JUSTIÇA

Por:   •  10/9/2016  •  Resenha  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  2.406 Visualizações

Página 1 de 4

CONINX, Stijn: Daens: Um grito de Justiça. Itália: Bel,1992. (baseado no livro “Pieter Daens”)

O filme Daens: um grito de justiça, retratado em Aalst, Bélgica no final do século XIX nos mostra de forma clara e objetiva as condições de trabalhos nas fábricas durante o processo de Revolução Industrial. Com a expansão desacelerada do capitalismo na Europa, houve um crescimento no número de indústrias e de pessoas que saíram do campo para as cidades na busca de uma oportunidade de vida melhor. Mas como na cidade de Aalst, muitas não possuíam estrutura suficiente para receber uma grande quantidade de pessoas, muitas se abrigavam nas periferias onde lá viviam em condições precárias, sem acesso à saúde e alimentação de qualidade.

Os operários de uma fábrica têxtil dessa cidade enfrentavam longas jornadas de trabalho, onde crianças e mulheres eram grande maioria devido serem menos remuneradas do que os homens, o que já gerava um beneficio a mais para os donos. Muitos acidentes aconteciam pela falta de segurança e superexploração dos funcionários, seus salários eram abaixo da media e não existia leis que os protegessem. Muitas mulheres sofriam frequentes abusos por seus superiores e assim eram humilhadas pelo restante da sociedade. Havia sempre acidentes causados pelas péssimas condições e sempre eram dispensados estes, por serem incapazes de produzir.

Os grandes proprietários capitalistas visavam apenas seu lucro, não respeitavam as pessoas que para eles trabalhavam, eram uma forte influência na sociedade tanto economicamente como politicamente podiam facilmente interferir nas votações que aconteciam se essas não os beneficiassem. Levavam a população da cidade para divertimentos onde maioria deles gastavam o pouco do dinheiro que possuíam com bebidas e prostituição, uma espécie de armadilha para que os cidadãos dependessem sempre do emprego e continuassem na pobreza.

Com a chegada na cidade um dos principais protagonistas do filme, o Padre Daens, assustado com a condição de pobreza e miséria que a sociedade vivia enquanto que a burguesia desfrutava dos frutos do capitalismo decide expor a realidade através de artigos no jornal local do seu irmão, reclamando e escancarando para todos as condições enfrentadas pelos moradores daquela cidade, que enxergaram no padre um defensor que lutava pelos seus direitos que diferente dos outros integrantes da Igreja Católica, poderosa instituição naquela época, permanecia imóvel diante os abusos sofridos pela classe operária, reprime Daens por sua postura provocar lutas nas classes sociais, pedindo seu afastamento na política.

A Igreja Católica naquela época era uma instituição que além de pregar a religião em si tinha o poder de manipular as pessoas para os interesses dos burgueses, visto que, eles eram a principal fonte de renda da Igreja e nada poderia interferir no seu modo de produção. A sociedade evidentemente para não ir contra os preceitos de Deus, aceitavam e seguiam tudo repassado por ela. Mas assim que surge um membro da própria Igreja rompendo a tradição e lutando pelos direitos sociais e trabalhista do proletariado, o povo desperta da sua acomodação e começa a enxergar que estava tudo errado desde a missa que eles assistiam até o dia a dia na fábrica. A partir disto então, se começa uma onda por justiça e mais benefícios assustando a burguesia e forçando os a tomar alguma tipo de providência.

O socialismo bastante em alta também queria seu espaço na sociedade, lutando pelos seus ideais e mostrando a população o que se estava errado. Era um disputa constante entre o comunismo e o socialismo.

Outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com