TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprender com os indios

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

Educação? Educações: aprender com os índios.

Falta de educação indica que um determinado grupo ou individuo, não age de acordo com as regras propostas por uma sociedade, enfim, não possui modos no convívio social, expressando desrespeito.

Seria um sinal de respeito e agradecimento e ao mesmo tempo de rejeição, pois acreditava que sua Educação era auto-suficiente, qualquer outra cultura seria prejudicial a sua maneira de educar e conviver.

A relação é que cada povo possui uma maneira diferente de aprender e ensinar, e muitas vezes a educação de um determinado povo não contribui para os afazeres da vida social de outro.

A nação Brasileira não apresenta apenas uma educação, não é voltada somente a instituição escolar, mais é formada por uma grande variedade de ambientes educacionais disseminada na sociedade, como por exemplo, a instituição religiosa e familiar.

A educação está inserida em diferentes povos de formas distintas, mas essas distinções e o controle do saber provocam a submissão e a dominação de um determinado povo, dando a entender que um, é superior ao outro, provocando assim, desigualdades entre os homens.

A Instituição Escolar que é estruturada por um corpo docente e muitos outros, busca preparar indivíduos para lidar com as adversidades da vida.

   A educação em nosso país é de grande descaso em algumas Instituições de ensino, e poucos indivíduos tem livre acesso a tais instituições, pois sabemos que quem possui qualificação consegue seu espaço, mas a maior preocupação é a qualidade do ensino que é inferior em relação a alguns países.

Tudo que aprendemos nas escolas é basicamente o que vemos na sociedade, logo, o que seria uma mentira é desmascarada pela liberdade de expressão, claro que em algumas sociedades que vivem em regime ditatorial não possuem um livre acesso as informações, pois há um controle sobre os meios de comunicação.

Como sabemos existem vários tipos de Ambientes Educacionais, ou seja, a educação está disseminada na sociedade, com isso ela se encaixa no termo de vencedor mais também no de vencido, pois há empenho e descaso com a educação, como exemplo de descaso, a escola em que o governo se preocupa mais com a quantidade do que com a qualidade e quando se fala em disposição para ensinar, temos como exemplo Instituições Sociais.

Graças à globalização e o avanço tecnológico, como a internet, as relações de trocas de conhecimentos se intensificaram, possibilitando a uma nação a chance de conhecer outras culturas e adquirir novos saberes.

O professor/educador tem como função compreender a realidade, manusear conceitos, apresentar informações para poder guiar e incentivar a sede por conhecimentos, formando indivíduos para a vida em sociedade.

Inúteis porque não correspondiam a necessidades da rotina de seu povo, por terem tido uma educação tão diferente da do seu povo de origem.

O fax do Nirso.

A educação escolar está perdendo espaço no mercado de trabalho, pelo fato que o mercado está cada vez mais exigindo qualificação profissional em áreas específicas, ou seja, não basta só tê-la como base a qualificação escolar para ser empregado, é preciso que haja algo há mais.

Quando falamos em qualificação, pensamos em estudar mais, adquirir conhecimento técnico, cientifico e de convívio social, pois o mercado de trabalho exige um diferencial na profissão tudo consiste na educação formal, que são as escolas e universidades que capacitam pessoas em áreas especificas e também transpassam valores aos profissionais para um maior desempenho no mercado.

Investimentos em alguns aspectos da educação, como, maior qualificação de profissionais da área, maior acesso a tecnologia e empenho em projetos de inclusão, enfim, maiores investimentos na qualidade da educação que proporcionaria maior rentabilidade e aos estudantes futuramente no mercado.

A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Ao apresentar opiniões sobre fatos como verdades absolutas, estamos negando sim o direito do aluno em questionar e investigar determinados fatos apresentados pelo professor.

Torna-se injusto privar o aluno do direito de optar e debater alguns assuntos e também limitar a interação professor e aluno, pois a escola tem como função incentivar o aluno a buscar novos conhecimentos através da investigação dos fatos.

Quando passamos a estudar, Geografia, Matemática, história e muitas outras, estamos formando opiniões questionamentos e verdades.

E a partir do momento que falamos de exclusão nos tornamos sim excludentes, estamos limitando a capacidade do aluno de avaliar e se auto-avaliar e recriar.

A escola não apresenta apenas uma verdade e vai além de muitas verdades, ela é também constituída por valores e opiniões e nem sempre o que se é dito procede.

E problematizar dúvidas induziria o individuo a investigar os fatos apresentados e recriar novos conceitos, logo, novas verdades.

Uma pescaria inesquecível.

Ética é simplesmente uma questão de certo e errado, trata-se de bom senso, boa conduta no convívio com a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com