TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Humanas – História

Por:   •  11/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

Ciências Humanas – História

Objetivo central: fazer com que os alunos desenvolvam a compreensão das noções de espaço e tempo, conceitos fundamentais da área.

Dessa forma, a diversidade humana tem ênfase pensando no acolhimento das diferenças em suas respectivas esferas de autonomia e competência ao incorporar às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que contemplem a vida humana em escala local, regional e global de forma integradora. Resultando na leitura de uma realidade menos fragmentada, oferecendo aos estudantes uma variedade de instrumentos teórico-metodológicos que tendem a auxiliar na compreensão e aptidão para lidar com questões sociais de seu tempo, valorizando a critica sistemática à ação humana, às relações sociais e de poder e a produção de conhecimentos e saberes.

As ciências humanas devem promover explorações sociocognitivas, afetivas e lúdicas capazes de desenvolver nos alunos as potencialidades de ler o espaço, interpretar o mundo e compreender sua realidade para atuar de maneira ativa, ética e responsável. Construindo, desse modo, um sentido de responsabilidade para valorizar os direitos humanos; o fortalecimento dos valores sociais e a preocupação com as desigualdades sociais. Alunos protagonistas no processo de construção de conhecimentos.

Conceitos históricos

Fato histórico: identificação e seleção dos eventos a serem estudados;

Sujeitos históricos: as pessoas, grupos ou instituições neles envolvidos;

Tempo histórico: o contexto em que ocorreram;

Fontes históricas: como puderam ser reconhecidos e estudados.

6º ano – História, tempo, espaço e formas de registros e produção de conhecimento histórico

Objetivo: pensar o que é a disciplina e qual a importância.

Maneiras diferentes de entender o Tempo

Ampulheta dá a sensação de que o tempo passa de maneira uniforme, como nossos relógios. Que contam os segundos.

As sociedades humanas lidam com o tempo de maneiras distintas: os tupi-guarani contavam o dia de um sol a outro. Logo a duração era variável.


Sociedades diferentes tem diferentes calendários: a França durante a revolução francesa estava numa transformação social intensa que resolveram fazer um novo calendário. Começaram a contar o tempo no ano 1, contando os dias e meses diferentes. Hoje existe o calendário chines ou judaico que estamos no ano 6 mil e pouco.

Essas diferentes maneiras de entender o tempo nos faz perceber que até o tempo é histórico. Isto é, varia conforme as sociedades humanas existem e também variam de sociedade para sociedade. uma das formas de entender o tempo e estudar o passado é a história que entendemos como ciência, história enquanto ciência. Ciência é um conjunto de métodos, técnicas que querem chegar uma verdade sobre determinado assunto. No caso da história, sobre o tempo e o passado. Para fazer essa operação, parece simples, mas não é. Os historiadores utilizam muito os documentos ou fontes históricas.

Os documentos históricos são todos os vestígios que sociedades de outras épocas deixaram para nós, coisas que restaram de outros tempos. Servem-nos como prova para dizer que uma sociedade foi em determinada época. Dois tipos principais de documentos: os escritos (podem ser cartas, registros, jornais, documentos de governo) e os não-escritos (relato oral ou conversa entre duas pessoas). Servem para o historiador entender como aquela sociedade que ele está estudando viveu. Os não escritos não são menos importantes, as vezes como determinada sociedade conta o seu passado ou como se vestiam é bastante importante para o historiador.

Exemplo: vocês já devem ter escutado a história de que no ano de 1500 os portugueses chegaram nessa localidade que hoje chamamos de brasil, que houve um encontro intenso com os povos indígenas que aqui viviam. O principal documento desse encontro é a carta que pero vaz de caminha, que era um dos integrantes da frota de Pedro alvares cabral que chegou no fim do século XV escreveu pro Rei de Portugal dizendo como eram as coisas aqui. É uma das principais prova dos historiadores tem desse momento. Porém é preciso analisar um conjunto grande de documentos (escritos ou não), isso faz parte do trabalho/método ou técnica do historiador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com