TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendencias Pedagógicas

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução................................................................................................................3

Tendências pedagógicas........................................................................................4

Conclusão................................................................................................................7

 Referências.............................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

                     O objetivo desta produção textual é analisar os pressupostos de aprendizagem utilizados pelas diferentes tendências pedagógicas na prática escolar brasileira segundo a visão teórica de José Carlos Libâneo.

      A partir da leitura dos textos propostos, irei descrever por tópicos, as tendências pedagógicas na prática escolar dividindo-se em Pedagogia Liberal e progressiva. Sendo a liberal subdividida em: tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva, liberal tecnicista e a progressiva em libertadora, libertária e crítico social de conteúdos. 

     As tendências pedagógicas se identificam com os períodos nos quais o ensino brasileiro adotou novas concepções de educação e estão diretamente ligadas aos processos de mudança. O estudo dessas Tendências Pedagógicas foi apresentado por Libâneo (1989). Ao estudarmos cada tendência, perceberemos a influência do pensamento da sociedade da época e como esta sociedade é volúvel e formada de grupos antagônicos. Levando sempre a busca de ideais melhores para a prática escolar.

   Abordarei a concepção do educador quanto à ideia de ensinar, aprender e avaliar em cada uma das diferentes tendências pedagógicas levando em conta a influência dos diversos fatores sociais, políticos, filosóficos que acabam determinando a prática docente tornando-a mantenedora de ideais impostos, ou gerando liberdade para a construção do saber e mudanças sociais positivas.


2. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

José Carlos Libâneo, no livro Democratização da escola pública, afirma que a prática escolar é influenciada por critérios sociopolíticos, ou seja, a sociedade dita à forma que os educadores devem realizar o educar. Aos interesses da sociedade é que respondem as diferentes tendências pedagógicas e suas práticas. Posto que o que estabelece os fins educacionais é a reflexão filosófica, não há prática pedagógica sem tal reflexão.

      A análise das tendências pedagógicas nos permite refletir que tipo de educação queremos proporcionar aos educandos e o olhar sobre os mesmos. Libâneo assim às divide:

2.1 PEDAGOGIA LIBERAL

O termo liberal não tem o sentido de avançado, democrático e aberto. Mas surge como uma justificativa do sistema capitalista.

2.1.1 Tendência liberal tradicional.

Tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva.

A compreensão de ensinar é o repasse de conhecimento, transferência sistemática por treino e memorização de conteúdos propostos. Aprender é reproduzir, assimilar o que foi dito, reter o conhecimento por meio de exercícios e recapitulação de matérias. Os métodos avaliativos se dão através de exercícios, interrogatórios, provas escritas e trabalhos em casa. Essa forma avaliativa visa disciplinar a mente, formar hábitos, verificar o que foi absorvido pelo aluno e gerar pontuação como forma de discernir o que aprendeu.

2.1.2 Tendência liberal renovada progressivista

Na Pedagogia Liberal Renovada Progressivista, a função da escola de acordo com Libâneo: “[...] consiste na preparação intelectual e moral dos Alunos para assumir sua posição na sociedade”. (Libâneo, 1986, pág8.) A ideia é proporcionar simetria entre as necessidades do indivíduo e o meio social. Os conteúdos são elaborados a partir das experiências, das situações vivenciadas pelos alunos partindo do princípio de que o conhecimento resulta da ação oriunda dos seus interesses.

Ensinar é auxiliar o desenvolvimento espontâneo do ser. Nessa perspectiva, o indivíduo é considerado o centro de todo o processo de ensino e aprendizagem e o professor é um facilitador. Só há intervenção do docente para orientar, dar forma ao raciocínio.

A ideia de aprender nessa concepção é se descobrir, uma autoaprendizagem onde o aprendizado é marcado pela prática, pelo fazer para aprender, através de trabalhos em grupo, de desafios e de atividades motivadoras. A participação ativa e disciplinar é o meio de diagnosticar, avaliar o desenvolvimento do educando.

2.1.3 Tendência liberal não diretiva

As principais ideias dessa concepção estão na formação de atitudes com autonomia do aluno por meio de uma relação interpessoal entre professor e aluno em um clima agradável. O professor é um facilitador receptível, confiável que cria condições para auto realização do aluno e também para busca por si mesmo de conhecimentos que ainda assim, são dispensáveis.

Ensinar, partindo desta perspectiva, é criar as condições para o desenvolvimento autônomo, ajudando o aluno a se organizar e ter confiança na exposição das ideias.

O processo de aprender é mudar suas próprias interpretações e entendimentos. Para Libâneo, aprender é um ato interno e intransferível. Portanto a avaliação formativa perde sentido dando lugar a auto avaliação.

2.1.4 Tendência liberal tecnicista

Ela surge com a função de preparar recursos humanos para a mão de obra do mercado de trabalho. A escola organiza o processo para aquisição de habilidades e competências para atender a ordem social em vigor (Capitalismo) sem preocupação com mudanças sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com