TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualidade

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

POLUIÇÃO DA ÁGUA

INTRODUÇÃO

  Poluição das águas é quando introduzimos um determinado curso de água ou corpo, indiretamente ou diretamente, sendo prejudicial a fauna e flora.

  A água é geralmente considerada poluída quando está contaminada com cloro e bromo, assim, não poderá ser utilizada para nenhum fim de consumo humano, como água potável ou para banho.

  O lançamento de detritos na água de rios e oceanos e a contaminação dos lençóis freáticos por componentes orgânicos oriundos do chorume de lixo e cemitérios; vinhoto resultante da fabricação do açúcar e do álcool; vazamento de tanques de armazenamento subterrâneo de gasolina; agrotóxicos e fertilizantes; rejeitos e aterros industriais, dentre outros, são alguns fatores que comprometem a qualidade da água.

DESENVOLVIMENTO

  A industrialização, aliada à nossa forma de consumo, fez com que, por exemplo, nos habituássemos ao uso dos plásticos e detergentes em nosso dia a dia.

 Formando camadas que bloqueiam a passagem da energia solar e oxigênio, comprometem todo um sistema complexo de relação entre os organismos. Além disso, a asfixia de animais com esses polímeros e a permeabilização das penas das asas de determinadas aves são outras consequências visíveis.

  O aumento da disponibilidade de nutrientes na água causada, por exemplo, pelo lançamento de esgoto, promove algo parecido com o que foi dito anteriormente: o excesso de nutrientes permite um aumento significativo de algas e cianobactérias, com consequente redução de oxigênio e bloqueio da luz solar em razão da presença destas na superfície.

  Nessas condições, plantas enraizadas passam a ter dificuldade para efetuar a fotossíntese, prejudicando seu crescimento; e animais não resistem à falta de oxigênio e alimento. Com a morte desses organismos, bactérias e seres bentônicos se proliferam, e alguns liberam toxinas.

CONCLUSÃO

 Portanto podemos concluir que a questão da disponibilidade de água de qualidade é muito séria já que, basicamente, todos os organismos vivos são dependentes da água, mesmo que de forma indireta.

 Assim, o desperdício é apenas um dos fatores que fazem com que esta temática seja motivo de preocupação no que se diz respeito à manutenção da vida, a médio e longo prazo.

Há três formas principais de contaminação da água, a forma química, a física e a biológica:

  • A forma química altera a composição da água e com esta reagem;
  • A forma física, ao contrário da química, não reage com a água, porém afeta negativamente a vida daquele ecossistema;
  • A forma biológica consiste na introdução de organismos ou micro organismos estranhos àquele ecossistema;
  • Assim, o desperdício é apenas um dos fatores que fazem com que esta temática seja motivo de preocupação no que se diz respeito à manutenção da vida, a médio e longo prazo.

Q.I. CENTRO EDUCACIONAL

QUIMICA

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

ALUNAS: TATIELLE, DHIAYANE

  E GEOVANA

                                            PROF.ª: JOSIANE

CÁCERES-MT, MARÇO DE 2015.

JUSTIFICATIVA

Com o objetivo de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com