TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES – CHO

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

ICSC – INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO – CAMPUS TATUAPÉ

[pic 1]

Gustavo Neves de Carvalho D958CE-1

Luana Samara Marques de Queiroz F003DA-3

Matheus Pedro Sudré de Vasconcelos F050HB-9

Mayara Jesus Soares D927HF-3

Sabrina Marques Dias D89076-0

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES – CHO

Getulio Dornelles Vargas

BIOGRAFIA / LEGADO

Nasceu dia 19 de abril de 1882 na cidade de São Borja no Rio grande do Sul, foi presidente do Brasil durante os períodos de 1930 a 1945 e 1951 a 1954. Antes do Getúlio, o Brasil era um país majoritariamente agrário e rural e depois passou a ser um país industrial. Criação  que beneficiou indústria, comércio e o poder público: o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), criado em 1938.Os setores da sociedade brasileira se mobilizaram para criar a campanha ‘O Petróleo é nosso’, contra a participação de empresas do exterior. Depois de muita polêmica, em 1953, Vargas sanciona a lei que cria a Petrobras, que representava a independência econômica do país. No dia 23 de agosto de 1954, Getúlio recebe um ultimato do ministro da guerra, exigindo seu afastamento. Isolado no Palácio do Catete, Getúlio redige uma carta-testamento, de natureza fundamentalmente política, e suicida-se com um tiro no peito.

ANALOGIA COM A DISCIPLINA

A equipe analisou conforme os autores estudados Getulio Vargas era um líder centralizador e controlador, promoveu o governo de forma ditatorial. Ao longo dos seus 15 anos no poder, Vargas tomou medidas para enfraquecer o Legislativo e reforçar os poderes do executivo, ficou evidente durante o Estado novo.Também perseguiu os políticos da oposição, principalmente o do partido comunista. Criou o DEIP (departamento de imprensa e propaganda), com a finalidade de controlar e sensurar qualquer tipo de manifestação que fosse contraria ao seu governo.

PRINCIPAIS  DESTAQUES

Consolidação das leis trabalhistas através da CLT no dia 1 de maio de 1943.

Criou empresas estatais em atividades estratégicas como siderurgia (Companhia Siderúrgica Nacional), mineração (Companhia Vale do Rio Doce) e geração de energia (Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (267.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com