TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA – EAD

Por:   •  2/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.527 Palavras (19 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ[pic 1]

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PREG

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA – NEAD

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA – EAD

        

Estagio Supervisionado Obrigatório I

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISONADO EM HISTORIA
EXPERIENCIAS EM SALA DE AULA

        

Maria Clara Ferreira Nascimento

Teresina – PI

2017[pic 2]

MARIA CLARA FERREIRA NASCIMENTO

Estagio Supervisionado Obrigatório I

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISONADO EM HISTORIA
EXPERIENCIAS EM SALA DE AULA

Relatório de Estagio Supervisionado apresentado como Trabalho de Conclusão da disciplina Estagia Supervisionado I do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Núcleo de Educação a Distância- NEAD.

        

Professor Orientador: Mariano Sérgio Pereira da Silva

Teresina – PI

2017


Resumo

Este trabalho de conclusão da disciplina estagia supervisionado I consiste na apresentação do texto do relatório de estagio supervisionado, no ano letivo 2017.2, do curso de licenciatura plena em historia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Núcleo de Educação a Distância- NEAD. O presente relatório refere-se à prática de Estágio Supervisionado realizado na Escola Municipal Rural do DNOCS, nas turmas de 6° e 7º ano do Ensino Fundamental II, turno vespertino, no período 2017.2, com carga horária de 75 horas. O Estágio é um momento importante para mesclar teoria e prática em sala de aula, fazendo a transposição do saber acadêmico para o saber escolar, proferida com uma concepção de educação e de História. No estágio foram usadas metodologia e estratégias que despertasse o interesse dos alunos e possibilitasse a construção do conhecimento histórico.


SUMÁRIO[pic 3]

RESUMO

1 INTRODUÇÃO        05

2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO        06

2.1 Observação-estrutura física/material da Escola municipal rural do DNOCS        06

2.2Observações- professor na sala de aula        07

2.3 Estagiam Regência        07

três INDISPLINA OU FALTA DE PLANEJAMENTO DIDATICO?        08

3.1(RE) Pensado o planejamento didático        10

CONSIDERAÇOES FINAIS

BIBLIOGRAFIA

ANEXOS

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo relatar o processo de estagio supervisionado I do curso de licenciatura plena em historia, da disciplina estágio supervisionado I. O estagio escolar é uma exigência da lei de diretrizes e bases da educação nacional (nº9394/96). Dando assim a oportunidade ao profissional em formação associar teoria a pratica docente.

A metodologia utilizada para cumprir as metas do estagio supervisionado consistiu primeiramente na observação da escola em que correu o estagio, o que propiciou uma aproximação da realidade escolar na qual estagiei. Assim, observei a comunidade estudantil durante varias visitas a instituição escolar, para em seguida com o conhecimento básico da estrutura física e da comunidade estudantil, iniciar as observações das aulas. Posteriormente, ministrei aulas nas turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo relatar a trajetória do estagio desde a observação ate o estagio regência.

O estagio supervisionado é um momento de fundamental importância no processo de formação, e constitui-se em um treinamento que possibilita ao discente vivenciar o que foi estudado na universidade e destaca-lo para a sala de aula, aproximando-o da escola, dos alunos, do seu futuro ambiente de trabalho. Ainda que a formação oferecida na universidade seja de fundamenta importância, ela por si só não é suficiente para forma e preparar o estudante para o pleno exercício de sua profissão. Faz-se, então, necessária a inserção do aluno na realidade do cotidiano escolar para aprender com a prática dos profissionais da docência (PIMENTA, 1995).

De acordo com Almeida (1995) os estágios curriculares devem ser desenvolvidos em três etapas: a primeira é de observação, em que o aluno é colocado em contato direto com as turmas e fica incumbido de observar a aula do professor destas, anotando num caderno próprio o desenrolar da aula; a segunda é a participação do aluno-estagiário, que fica invariavelmente dependendo da vontade do professor da classe, e traduz-se no cotidiano da sala de aula, mas na maioria das vezes, a participação simplesmente não existe; e a ultima é a regência das aulas, através da intervenção, quando o aluno elabora um plano de aula sobre determinado assunto, em seguida executa aquilo que foi planejado na classe onde esta fazendo o estágio. Cabe ao professor supervisor assistir a aula, e mediante a um roteiro, ele faz criticas ou elogios ao desenvolvimento e desempenho do aluno-mestre durante a regência das aulas.

O presente relatório faz, portanto, referencia aos seguintes tópicos: as discursões realizadas em sala de aula sobre o estagio, em que tive toda uma base teórica a partir do debate de textos para a produção deste relatório; a observação da escola e do cotidiano escolar, bem como a relação entre professor e aluno; a regência que é o estagio propriamente dito; e por fim minha experiência em sala de aula expondo meu cotidiano como professora regente e a minha relação direta com os alunos da escola.

  1. DESENVOLVIMENTO DO ESTAGIO

2.1-Observaçao-Estrutura Física/Material da Escola Municipal Rural do DNOCS

Inicialmente, fui a campo coletar informações sobre a escola e a partir das observações realizadas elaborei a caracterização da estrutura física/material da escola. Tais dados correspondem ao mês de Agostos do ano de 2017.

A Escola municipal Rural do DNOCS esta localizada no Perímetro Irrigado Caldeirão. A escola oferece dois níveis básicos de educação, o ensino infantil, o ensino fundamental I do 1º ao 5º ano e o ensino fundamental II do 6º ao 9º ano. Em um total de 19 professores todos formados, apenas 12 tem uma pós-graduação, não havendo nenhum mestre nem doutores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com