TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

 

 

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2015.2

 

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos

Coordenadora: Professora Andrea da Paixão Fernandes

Nome: Danielly da Costa Meirelles

Mat.: 14112080335

1ª questão:

A EJA como um direito deve ser pensada na perspectiva da educação ao longo da vida, como garantia do direito de todos à educação, respeitando, sobretudo, a diversidade dos seus sujeitos. De um modo geral, é possível perceber que a sociedade brasileira ainda não naturalizou o direito à alfabetização, à escolarização e aos demais processos educativos, escolares e não-escolares. Ainda não admitimos que a educação é um bem coletivo, que vai muito além do indivíduo que aprende.  Precisamos criar possibilidades para novas inserções e aprendizagens e, mais do que tudo, entender que esse sujeito, quando procura ou retorna a uma classe de EJA, está nos dando uma chance incomensurável de provar que o sistema educacional brasileiro acredita, deseja e investe em uma educação para todos.

2ª questão:

Uma das mais importantes contribuições de Vygotsky, está no conceito de mediação que constitui-se em um processo de intervenção de um elemento intermediário na relação homem/mundo. Adultos não alfabetizados ou pouco escolarizados já construíram uma gramática interna, isto é, já conhecem o funcionamento da língua materna. Este conhecimento, construído nas relações sociais, será sistematizado na escola pela intervenção dos companheiros de classe ou dos educadores. O conceito de desenvolvimento e aprendizagem em Vygotsky é fundamental para a alfabetização de adultos porque deixa claro que a aquisição da escrita não se processa espontaneamente em ambientes culturais. Há necessidade da intervenção intencional, sistematizada, do profissional alfabetizador, em ambiente escolar.

3ª questão:

A Pedagogia do Oprimido é um dos mais conhecidos trabalhos do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire. Ele descreve dois tipos de educação, uma característica de uma sociedade opressora, outra característica de uma sociedade livre, ou que luta para se libertar. A esta primeira ele denominou “bancária” porque ela deposita conhecimentos nos alunos, ou seja, uma mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. Sendo como um ser passivo, o aluno jamais desenvolverá sua consciência crítica. Para isso ser possível o processo ensino-aprendizagem deveria visar a instrumentalização do educando através da essencialidade do currículo escolar - conteúdo/método - para a prática social concreta, através da qual ele perceberá as contradições básicas da sociedade, poderá posicionar-se frente a elas e atuar para sua transformação, em favor das necessidades da maioria da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (199 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com